Nem o grupo da situação acredita mais que a eleição se defina no primeiro turno na disputa pela prefeitura de Montes Claros-MG. A ordem agora é trabalhar duro para tentar levar a pré-candidatura de Guilherme Guimarães (UB) para o segundo turno.
Bastidores
Até o dia 15/8 data limite para registro de candidaturas continuam a movimentação nos bastidores com a possibilidade de fatos novos. O clima é de expectativa.
Desinformação I
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral. A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita.
Desinformação II
Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. O serviço já está disponível .
Fora da rede
As redes sociais que firmaram um acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terão o prazo de até 24 horas para retirar do ar conteúdos sobre as eleições considerados falsos. O prazo pode variar de acordo com a gravidade da publicação.
Os jetons de Zema
Levantamento feito no Portal da Transparência em Minas Gerais é possível verificar que os secretários de Zema na folha salarial do Executivo até junho deste ano, receberam R$ 2.321.191,48 apenas em jetons. As remunerações são adicionais ao salário-base por suas funções nas pastas. Conforme matéria publicada pelo Estado de Minas, somando as bonificações, membros do secretariado já chegaram a receber mais de R$ 50 mil mensais.