Hoje (16) , acontece a eleição para a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), entidade responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região. O evento ocorre 10h no Espaço OAB em Montes Claros-MG durante a Assembleia Geral do Consórcio.
SAMU: DIA “D” II
São 85 municípios consorciados. Estariam aptos a votar 48 prefeitos que decidiram o nome do novo presidente para o biênio 2025/2026. Disputam a eleição o petista Gonsalo Antonio Mendes de Magalhães, prefeito de Icaraí de Minas e o prefeito de Montes Claros-MG, Guilherme Guimarães (UB).
SAMU: DIA “D” III
Uma derrota do candidato dos deputados Marcelo Freitas (federal) e Arlen Santiago (estadual) na disputa pelo o SAMU Norte de Minas pode enfraquecer Guilherme Guimarães mostrando que sua eleição para prefeito de Montes Claros-MG dependeu exclusivamente do ex-prefeito Humberto Souto , seu cabo eleitoral, e escudo da campanha. E que sem ele , terá sérias dificuldades de administrar a cidade montes-clarense.
Eleição definida I
A eleição na Câmara Federal está praticamente definida. Favorito de Arthur Lira para a presidência da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) deve contar com os votos de quase todos os partidos, exceto o Novo e o PSol. Já a decisão do atual presidente da Câmara de marcar a eleição para a sucessão da Mesa Diretora no dia 1º de fevereiro, um sábado, irritou lideranças partidárias da Casa Legislativa.
Eleição definida II
Na prática, o mandato do atual presidente da Câmara Federal Artur Lira terminou na última sessão 20/12 legislativa do ano 2024. Formalmente, porém, seu mandato vai até o início de fevereiro de 2025.
Eleição Senado
No Senado, o futuro presidente deverá ser o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que retornará ao cargo após duas eleições consecutivas de Rodrigo Pacheco.