Faltando três meses do prazo final para inscrição das chapas, em agosto. A definição de um vice ideal tem sido motivo de discussão em Montes Claros. Tirando a pré-candidatura do ex-prefeito Ruy Muniz , que escolheu o evangélico Kiko Canelas na sua chapa. Os outros pré-candidatos a prefeito ainda não escolheram seus respectivos companheiros de chapa.
Especulações
No jogo político o mundo dos bastidores (estratégia), boatos e especulações fazem parte do cotidiano na luta pelo o poder. Citar nomes, queimar candidatos, puxar tapete, jogar aos jacarés, tudo isso é o mundo real que acontece no xadrez da política. Por trás de um discurso inocente, pode ter coisas inimagináveis.
Puxador de votos I
Denominam-se puxadores de votos, em cada partido ou coligação, nas eleições proporcionais, aqueles candidatos que obtêm número significativo de votos – acima do quociente eleitoral ou como percentual dos votos válidos depositados nas urnas – e concorrem, assim, para puxar a eleição de candidatos menos votados.
Puxador de votos II
É importante partido ou federação ter pelo menos um puxador de votos para possibilitar a chance de alcançar o coeficiente e tentar puxar mais uma vaga na disputa por vagas na Câmara Municipal.
Puxador de votos III
Em Montes Claros se especula que o coeficiente gire em torno de 10 mil votos, exigindo de uma maneira geral que o candidato a vereador (a) tenha acima de 2 mil votos para concorrer com chances uma cadeira na Casa Legislativa.
Puxador de votos IV
Nomes que disputarão pela primeira vez vagas na Câmara Municipal de Montes Claros podem supreender.
Vaquinha virtual
Desde do dia 15 de maio está permitida a arrecadação de recursos para financiamento coletivo de campanhas conhecida como “vaquinha virtual”. Essa modalidade de financiamento permite angariar recursos para campanhas eleitorais, por meio de empresas habilitadas perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a prestação desse tipo de serviço.