O quadro político de Montes Claros vai sofrer profunda transformação com a eleição de 2024, depois do fim do ciclo político de ex-prefeitos e outros nomes em ascensão na política local.
Padre Ivan
O nome do Padre Ivan começou circular nas rodas politicas de Montes Claros, como candidato a prefeito em 2024. Tem gente achando que ele anda se animando com a especulação.
Igreja
A Igreja proíbe expressamente que os seus clérigos (padres e diáconos) filiem-se a partidos políticos, especialmente sem a devida licença do bispo diocesano ou da autoridade competente, e também proíbe que assumam cargos públicos, reservando-lhes inclusive sanções penais.
Recado
Nota divulgada pelo o jornalista Aldecir Xavier sobre o ex-deputado estadual Carlos Pimenta foi interpretada pelo o grupo da situação como um recado de insatisfação com o governo municipal de Montes Claros. Na matéria , Pimenta deixou entre linhas que apesar de apoiar o prefeito Humberto Souto, seu partido, PDT, terá Délio Pinheiro como pré-candidato a prefeito.
PP e Lula
A aproximação de Lira com o governo Lula se intensificou nas últimas semanas, com as negociações para que o PP, partido do presidente da Câmara, assuma um ministério no governo.
Baixa
Em 2022, o PP foi o que mais perdeu integrantes na Câmara: 11. A bancada de 58 deputados reduziu-se a 47. O PL de Costa Neto foi o que mais elegeu deputados (99), seguido pelo PT (68).
Imposto
A reforma tributária em discussão no país pretende simplificar o modelo de pagamento de tributos, copiando uma fórmula usada em quase todos os países: o IVA, o Imposto sobre Valor Agregado, que nada mais é do que a unificação de tributos. Só que no Brasil, em vez do imposto único, serão dois: um IVA federal e outro dos Estados e municípios.