O vice-prefeito de Montes Claros-MG, Otávio Rocha (PP) que no início da atual gestão era citado como possível pré-candidato a deputado estadual começa 2026 sem protagonismo. Simplesmente entrou no ostracismo, excluído do debate político. Puxaram o tapete do vice.
Puxadinho
Muita criticada no ano de 2025 a expectativa em 2026 é que a Casa Legislativa de Montes Claros-MG tenha uma posição de maior independência diante do governo municipal do prefeito Guilherme Guimarães (UB). Até agora a Câmara tem sido chamada de um puxadinho do executivo.
Pressão
Os aliados do prefeitos Guilherme Guimarães em Montes Claros-MG acham que ele precisa deixar o gabinete e ouvir mais a população, principalmente agora em ano eleitoral.
Efeito tartaruga
A prefeitura de Montes Claros-MG deve sair do efeito tartaruga em 2026. Em ano eleitoral obras inacabadas deverão ser concluída e outras serão iniciadas. A ideia é passar a imagem de um município eficiente no segundo ano de gestão.
Irritados
Suplentes de vereadores e líderes comunitários estão irritados com o prefeito Guilherme Guimarães. Sem espaço no governo a esperança é que algo saia neste ano de eleição. Caso contrário , o jeito é seguir novos caminhos, apoiando pré-candidatos contrários ao grupo situacionista.
Indeciso
Apesar de liderar as últimas pesquisas para o governo de Minas, senador Cleitinho (Republicanos) ainda não se posicionou de forma contundente diante da decisão de disputar o Palácio Tiradentes.
Tabuleiro político I
Lideranças próximas ao presidente da Assembleia de Minas, Tadeuzinho (MDB) aguardam para em breve discutir com o parlamentar seu futuro político. Segundo uma fonte ele tem várias opções: tentar a reeleição, sair pré-candidato ao governo, vice-governador, senador ou encerrar a carreira política optando em ocupar uma das duas vagas para o Tribunal de Contas de Minas.
