Cercado por assessores que só dizem "sim", o prefeito de Montes Claros-MG Guilherme Guimarães não ouve as vozes das ruas.Sua realidade é um gabinete climatizado, longe da realidade do município. Seu secretariado sem autonomia não se destaca. O governo ignora o clamor da insatisfação do funcionalismo público municipal, reclamações crescentes na saúde; faltam projetos para a educação e causas sociais. A atual administração não ouve críticas; afinal, sua bolha só reflete a própria imagem.O mandato passa, e a vida real espera por uma liderança que olhe para fora da própria bolha, focando no maior projeto de um governante : o ser humano. Existe uma sensação na cidade que o governo opera no piloto automático, evitando decisões firmes de quem tem visão empreendedora e de vanguarda.
Movimento tarifa zero
Diferente dos vereadores de Montes Claros que continuam alheios a tarifa zero para o transporte público da cidade ( Câmara Municipal autorizou o prefeito Guilherme Guimarães gastar milhões para adquiro 60 ônibus e repassar para o consórcio que administra o transporte municipal municipal) após rejeição do projeto Tarifa Zero em Belo Horizonte na última sexta-feira (3/10), militantes, estudantes, rodoviários, metroviários e integrantes de movimentos populares de diversos estados iniciaram no domingo (6/10) uma caravana nacional em defesa da gratuidade no transporte público. O grupo ficará em Brasília até sexta-feira (10/10), com atividades de mobilização, debates e atos públicos no Congresso Nacional.
Mosca morta
Em meio aos debates vazios e assentos mornos, a Câmara Municipal de Montes Claros-MG parece uma mosca morta sobre o parapeito empoeirado da inação. Suas asas imóveis, outrora promessas de voo, agora apenas testemunham a apatia que infesta cada plenária. Enquanto a cidade clama por discussões em torno da valorização do funcionalismo público municipal, mais saúde, educação, social, obras que precisam ser concluídas e o debate do transporte público gratuito o zumbido da omissão silencia qualquer chance de mudança, deixando apenas o peso inerte de um poder que escolheu definhar. Vamos lembrar que a previsão orçamentária da Casa Legislativa de Montes Claros-MG para 2026 é da impressionante quantia de R$ 45 milhões. Já a previsão de arrecadação da prefeitura supera a impressionante marca de mais de R$ 3 bilhões.
Mudança na comunicação
O prefeito de Montes Claros-MG, Guilherme Guimarães troca mídia tradicional para investir na comunicação digital. Na percepção da prefeitura os influenciadores locais têm mais força para chegar ao povo do que rádio,TV e jornais (digitais).
Pacheco?
Caso o ministro do STF Luís Roberto Barroso decida se aposentar antecipadamente, o presidente Lula já atua para convencer Barroso a se aposentar somente no final de 2026 – deixando a porta aberta para Pacheco virar pré-candidato ao governo de Minas.