Temperatura alta no jogo político de Montes Claros. Além dos pré-candidatos a prefeito Ruy Muniz, deputado federal Paulo Guedes, Gulherme Guimarães, Délio Pinheiro e do deputado Gil Pereira, agora surge a pré-candidatura de Maurício Sérgio no PL.
Disputa
O jogo dos vereadores em busca da troca de partido no período da janela partidária está quebrando a cabeça dos parlamentares que tentam sobreviver em busca da reeleição em Montes Claros. O detalhe é a rejeição dos novatos (receio de fazer quociente para os atuais), em aceitar os vereadores, principalmente os mais votados na eleição de 2020.
Eleição l
Para evitar que atuais detentores de cargos eletivos tenham vantagens excessivas na disputa eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu uma série de prazos que devem ser respeitados para evitar o uso da máquina em benefício de quem está no poder
Eleição ll
Desde o dia 1º de janeiro de 2024 já está proibida a execução de programas sociais por entidade vinculada ou mantida por candidato, ainda que autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. Também desde o início do ano fica estabelecido limite de seis vezes para o aumento do gasto médio com publicidade dos últimos três anos.
Eleições lll
9 de abril ficará proibido aos gestores públicos municipais dar reajustes aos servidores que excedam a perda inflacionária ao longo do ano da eleição.
Eleições lV
Na mesma linha, a Justiça Eleitoral define que, depois de 6 de julho, três meses antes do primeiro turno das eleições deste ano, não poderá haver contratações, nomeações ou dispensas sem justa causa de funcionários públicos, salvo quando determinado por lei.
Eleições V
Também a partir do dia 6 de julho ficam proibidas as inaugurações de obras públicas, propaganda institucional e qualquer tipo de menção, em canais oficiais, ao nome dos ocupantes de cargos que estarão em disputa na eleição de outubro.