Logotipo O Norte
Sábado,10 de Maio
Will Nuneswillonorte@gmail.com

Incógnita

Publicado em 05/05/2025 às 23:00.

O início da gestão Guilherme Guimarães em Montes Claros-MG é marcada pela mudança política e administrativa. Sem os fiéis companheiros do ex-prefeito Humberto Souto,  alguns demitidos, outros jogados para a quarta divisão que ficaram sem força e influência no poder, simplesmente desarticulou as ações assertivas, criando dúvidas,  sobre o atual governo. Uma incógnita, apesar da receita orçamentária bilionária.

Coroa de ouro
A disputa pela  coroa de ouro (prefeitura de Montes Claros ) passa por 2026. O resultado das urnas vai mostrar um novo cenário na disputa municipal de 2028.

Abra o olho
Pesquisas para consumo interno já não é mais a mesma da campanha. Prefeito Guilherme Guimarães de Montes Claros-MG que abra o olho. 

Desgaste
A Câmara Municipal de Montes Claros-MG começou 2025, como terminou 2024. Mal avaliada.

Cultura 
A lei que torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permitindo um tempo maior para a aplicação dos repasses de R$ 15 bilhões previstos a estados e municípios.

Força política 
A criação da União Progressista terá o título de maior bancada da Câmara, com 109 parlamentares. Atualmente, a liderança é do PL, que conta com 92 deputados. No Senado, a nova aliança colocará a federação em pé de igualdade com PL e PSD, cada um com 12 senadores. Além disso, os dois partidos, agora juntos, têm o maior número de prefeituras no Brasil, com 1.336 prefeitos, e seis governadores. 

Acordo
Pelo acordo, a cúpula da federação União Brasil e PP nacional será presidida  pelo ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).  A cúpula da federação determinaria as candidaturas e a gestão do megapartido nos três maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Descartado 
O presidente do Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto afirmou que ainda é cedo para o deputado federal Nikolas Ferreira disputar a eleição para o governo de Minas Gerais.  O mineiro, no entanto, não descarta participar da disputa, já que vai completar 30 anos ano que vem, idade mínima para ocupar o cargo de governador.

14 novos deputados 
Câmara dos Deputados deve votar nesta semana um requerimento para acelerar o projeto que pode alterar de forma significativa a composição da Casa: a criação de 14 novas cadeiras, elevando o total de parlamentares de 513 para 527. Com base na proposta, Minas Gerais ganharia mais um deputado federal, passando dos atuais 53 para 54.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por