Se atendo a uma avaliação politica - erros políticos cometidos na condução da sua gestão - durante o governo do ex-prefeito Athos Avelino em Montes Claros-MG (2004/2008) quando ganhou a disputa municipal contra Tadeu Leite, 52,42% a 47,42%, em seguida não conseguindo se reeleger, perdeu (2008), para o mesmo adversário por uma diferença inferior a 10 mil votos. O atual prefeito Guilherme Guimarães após deixar o escudo Humberto Souto, e demitir Humbertistas do governo, parece seguir os mesmos passos de Avelino - perdeu as rédeas política - ficando na mão do deputado federal Marcelo Freitas (UB) e do estadual Arlen Santiago ( Avante). Ou seja, o fator Avelino tende a se repetir com o Guilherme que demostra inabilidade na condução do processo político na maior cidade do Norte de Minas. A atual gestão municipal se assemelha aos erros políticos cometidos no passado. Fato é, que sem o ex-prefeito Humberto Souto e identidade própria a atual administração está cada vez mais com a cara do governo Athos Avelino.
Posse
Toma posse nesta quinta-feira (4/12) para ocupar seu oitavo mandato na Assembleia de Minas, o médico e ex-deputado Carlos Pimenta (PDT) . Ele assume a vaga deixada por Alencar da Silveira que deixou a ALMG para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
Ameaçada
A deputada federal do Norte de Minas, Célia Xakriabá, do PSOL de Minas, ingressou com um pedido de análise de risco e de escolta policial à Polícia Federal, ao Ministério da Justiça e à PGR. Na semana passada, durante a sessão do Conselho de Ética da Câmara, o deputado Coronel Meira, do PL de Pernambuco, afirmou que a parlamentar “merecia uma bofetada”.
STF de olho no Sargento
O deputado estadual Sargento Rodrigues (PL) virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por incentivo aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A primeira turma do STF, formada por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, recebeu, por unanimidade, a denúncia contra o deputado apresentada, em agosto do ano passado, pela Procuradoria Geral da República.
PL: distância do Cleitinho
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reforçou o tom de aproximação entre o Partido Liberal com o PSD para apoiar a candidatura do vice-governador Mateus Simões ao governo de Minas nas eleições de 2026. As siglas têm conversado há semanas e, conforme o parlamentar, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defende que a aliança seja costurada tendo o presidente do PL em Minas, deputado federal Domingos Sávio, como candidato ao Senado na chapa.
Projeto pessoal
Lideranças do PL e de partidos aliados intensificaram críticas à atuação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, acusando-a de conduzir um movimento focado exclusivamente em um projeto próprio de poder. As acusações apontam que suas intervenções eleitorais têm provocado fissuras importantes no campo bolsonarista, sobretudo nas articulações para o Senado, relata Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
