Percebendo o vazio situacionista na condução do processo político, o grupo do deputado estadual Gil Pereira (PSD) deu a largada para viabilizar sua pré-candidatura a prefeito de Montes Claros. O plano é não ficar esperando o anúncio oficial de desistência da candidatura de reeleição de Humberto Souto (Cidadania). Nos bastidores a ordem é avançar. O partido já teria dado autorização para a estratégia de ocupar espaço e conquistar alguns aliados do prefeito. Passou a ser prioridade captar apoios e defender o nome de Gil.
Deputado entusiasmado
Quem conhece o deputado estadual Gil Pereira (PSD) afirma que nunca o viu tão animado com a sua pré-candidatura a prefeito. A cada dia mostra entusiasmo para ratificar seu nome.
Ciúme político
Quem está morrendo de ciúme com o entusiasmo de Gil Pereira são os aliados do prefeito Humberto Souto. O medo de perder espaço na nova configuração política criou uma espécie de grupo separatista.
Falta eficiência
Sem um plano eficiente para administrar a crise econômica na maior cidade do Norte de Minas, com o surgimento do coronavírus, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, vai perdendo apoio de setores econômicos do município. Eles alegam que falta ao governo municipal diálogo, bom senso e decisões equilibradas. Citam o exemplo da cidade de Betim, que está liberando de maneira gradual a abertura do comércio, estabelecendo rigoroso protocolo de prevenção.
Uso obrigatório de máscara
Já o governador de Minas, Romeu Zema, deve anunciar em breve protocolo de segurança para decretar o uso obrigatório de máscara em todo o Estado.
Eleição diferente
O comportamento das pessoas já vinha se modificando com inovações das tecnologias da informação. Com o coronavírus o processo sofreu uma profunda transformação na comunicação. Como será a estratégia de campanha? O comportamento do eleitor? Como as campanhas serão desenvolvidas? Qual o caminho? São interrogações difíceis de compreender que estão quebrando a cabeça da classe política.