Enquanto o grupo situacionista de Montes Claros acendeu a fogueira, visando a sucessão do prefeito Humberto Souto, a oposição e outros setores políticos estão só na fumaça, sem definição clara dos nomes que disputarão a prefeitura de Montes Claros em 2024.
ESTRATÉGIA DE SOUTO
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto deu início ao projeto de fazer seu sucessor. A ideia é crescer o nome do vice-prefeito Guilherme Guimarães aos poucos, ligando sua imagem ao governo e a obras que serão inauguradas, estrategicamente, nos meses que antecedem o pleito do próximo ano.
PROJETO DAS FAKE NEWS
Uma queda de braço entre Globo, Google e Meta sobre o financiamento do jornalismo é o principal entrave para o projeto de lei 2630, conhecido como PL das Fake News, uma prioridade do governo Lula.
TAXAÇÃO
Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e a Ajor (Associação de Jornalismo Digital)que reúnem veículos independentes e checadores, propõem um fundo de incentivo ao jornalismo a partir da taxação das big techs. O texto do Executivo estabelece pagamento de direitos autorais a conteúdo jornalístico ao lado de música, vídeos e outros. E as big techs acham que o “fundo” é a solução “menos pior”.
LULA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez até aqui, pelo país, menos do que o esperado na opinião de 1 em cada 4 pessoas que declaram ter votado nele, segundo pesquisa Datafolha. A fatia dos que veem expectativas frustradas é de 25% entre eleitores do petista e de 51% na média geral. A maior parte dos que votaram em Lula, no entanto, indica estar satisfeita com os três primeiros meses de governo.
HAJA FERIADO
A primeira sequência de dias livres começa com a Semana Santa, que inclui o feriado de Páscoa, indo do dia 7 ao dia 9 de abril. A data é comemorada em todos os estados brasileiros, com base em uma data instituída pela Igreja Católica. Em seguida, a vez de folgar fica por conta do feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril. Neste ano, a data cai em uma sexta-feira, possibilitando uma folga maior no fim de semana