Quem vai ficar com o maior pedaço da fatia do bolo do poder em Montes Claros-MG depois das eleições ainda é um mistério. Mas uma coisa é certa. Tem gente achando que o maior vai para o deputado federal Marcelo Freitas, depois deputado estadual Arlen Santiago, vice-prefeito Otávio Rocha , um pedacinho para os aliados de Humberto Souto (em breve ex-prefeito) e a sobra? Bem , a sobra! Salve-se quem puder!
Cargos
Não precisa falar que os principais cargos em Montes Claros-MG serão loteados pela a cúpula política recém eleita , já o resto, será fatiado entre os companheiros políticos. A briga por secretarias já começou.
Fora
Na lista negra das demissões sai a turma mais ligada à Humberto Souto (deixou o poder) , entra o pessoal mais ligada ao novo grupo situacionista que toma posse em janeiro de 2025. Assim que funciona o ciclo natural do poder.
Disputa
Nos bastidores o nome do vereador reeleito Junior Martins que pretende voltar a presidência da Câmara Municipal de Montes Claros-MG sofre um revês entre seus pares: “ eles acham que falta pulso firme para o parlamentar que foi muito criticado durante sua atual gestão na presidência da Casa Legislativa”.
Pix I
As emendas de transferência especial, as conhecidas emendas Pix, atingiram volume recorde no orçamento de 2024, ano de eleições municipais. Os recursos indicados pelo Congresso Nacional e priorizados pelo Executivo abasteceram o caixa de prefeituras pouco antes do período vedado pela legislação eleitoral. Nas cidades que receberam o recurso, as emendas.Nas cidades que receberam o recurso, as emendas parlamentares bancaram obras, pavimentação de ruas e até financiaram shows.
Pix II
As emendas Pix e o nome dado a modalidade que permite a transferência direta de verbas da União aos estados e municípios, sem a necessidade de formalização prévia de convênios, apresentação de projetos ou aval técnico do governo federal. A indicação das emendas de transferência especial teve um volume recorde no Orçamento de 2024, aumento esse que acendeu um alerta para possíveis usos eleitorais do recurso.