Apesar de ainda está colhendo os frutos da eleição de 2022, já que obteve, como candidato a deputado federal 39.288 votos em Montes Claros, Délio Pinheiro precisa de força política (aliança) para viabilizar seu nome como pré-candidato a prefeito da maior cidade do Norte de Minas.
Sem legado
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, tem dificuldade de transferir votos para o seu candidato por uma razão simples:” não construiu legado”. Sua política individualista, fritando o surgimento de possíveis lideranças no seu grupo político, pode impossibilitar a continuidade do seu projeto de poder.
Pesquisas
Dados para consumo interno para nortear ações de pré-campanha em Montes Claros apontam números que, bem analisados, mostram novos caminhos para quem pretende participar da eleição do próximo ano.
Nikolas
A votação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) em Montes Claros sem nenhuma raiz plantada na cidade, mostra a distorção da visão de alguns eleitores sobre o processo político (obteve 22.645 votos). Depois reclamam que a região não desenvolve.
Reeleição
O vereador Rodrigo Cadeirante, que obteve 20.512 votos para deputado federal , sem espaço na articulação política em chapa majoritária, na disputa para prefeito em Montes Claros, pode tentar a reeleição
Fora
Sem a votação esperada em Montes Claros, já que perdeu entre uma eleição e outra na cidade, 5.371 votos, aliados reconhecem que ficou difícil viabilizar a candidatura do deputado federal Marcelo Freitas à prefeitura de Montes. Se na primeira eleição em 2018, teve 21.971, 2020 caiu para 16. 600 votos no município.
Vergonha
As maiores plataformas de entregas, transportes e outros bicos não garantem pagamento nem de R$ 6 por hora, mostra relatório sobre o Brasil divulgado nesta terça (25) do projeto Fairwork, sediado em Oxford. O valor fica abaixo do salário mínimo nacional, de R$ 1.320.