A pré-candidatura de Guilherme Guimarães (UB) a prefeito de Montes Claros-MG vive uma disputa antecipada pelo poder dentro do grupo situacionista, extrapolando o controle do prefeito que deixa a vida pública aos 90 anos. No final do seu segundo mandato, Humberto Souto já convive com as intrigas pelo poder observando a ala do deputado federal Marcelo Freitas tentando dominar o terreno político. Até o número de pré-campanha mudou. Se antes era 23 do Cidadania, agora Guilherme usa 44 do União Brasil.
Sem o poder
Depois de sentir o gostinho do poder, Délio Pinheiro (PDT) deixa a cadeira na Câmara Federal no início do proximo mês de agosto para se dedicar intensamente sua pré-candidatura a prefeito de Montes Claros-MG.
Nós contra eles
O presidente estadual do PL, Domingos Sávio, afirma que a tática do partido em Minas nas eleições 2024 envolverá duas frentes: uma será a imagem local do candidato e a apresentação de suas propostas. A outra será a adoção do estilo “nós contra eles”.Nesse sentido, conforme o dirigente, o nome do partido nas cidades em que vai concorrer deverá deixar claro que é de direita e está contra o presidente Lula. “É preciso defender os princípios que nos tornam opositores do PT”, argumenta.
Novo
Pré-candidatos do Novo a prefeitos de municípios mineiros neste ano passam por treinamento de gestão como forma de preparação caso vençam as eleições de 2024. A legenda do governador Romeu Zema decidiu, até agora, lançar nomes em 58 cidades do Estado, segundo o presidente estadual do partido, Christopher Laguna. Em Montes o objetivo é eleger vereadores.
Fora
O senador Carlos Viana deixou a presidência do Podemos em Belo Horizonte menos de dois meses após assumir o cargo. A troca de comando na legenda estaria prevista em um acordo prévio com a deputada federal Nely Aquino (Podemos).