Will Nuneswillonorte@gmail.com

Disputa: governo de Minas I

Publicado em 11/08/2025 às 23:00.

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) lidera em intenções de voto para a corrida pelo governo estadual de 2026. Os dados da pesquisa Itatiaia/Instituto Ver, divulgados segunda-feira (11), apontam que o parlamentar está na frente em todos os cenários pesquisados.

Disputa:  governo de Minas II
Em um primeiro cenário, Cleitinho aparece com 21,6% das intenções de voto; seguido pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), com 20,1%; em seguida aparece o ex-prefeito de BH Alexandre Kalil (sem partido), com 16,5%; o senador Rodrigo Pacheco (PSD), com 7,2%; e o vice-governador Mateus Simões (Novo), com 1,8%. Neste cenário, o número de eleitores que afirmaram votar em branco, anular ou não votar em nenhum dos nomes citados é de 16,8%. Outros 15,6% se declararam indecisos.

Disputa: governo de Minas III
Em um segundo cenário, sem o deputado Nikolas Ferreira na disputa, o senador Cleitinho aparece com 33,4% das intenções de voto; seguido de Alexandre Kalil, com 17,8%; Rodrigo Pacheco, 8,9%; e Mateus Simões, 2,6%. Neste cenário, 21,2% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 16% se declararam indecisos.

Disputa pelo o Senado I
A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT) e Edésio de Oliveira (PL), pai do deputado federal Nikolas Ferreira (PL), aparecem numericamente empatados na pesquisa estimulada de intenção de voto para o Senado Federal por Minas Gerais nas eleições de 2026. Os dois têm 10,3%. A informação é da pesquisa Itatiaia/Instituto Ver divulgada na segunda-feira (11/8). 

Disputa pelo o Senado II
Na sequência, aparecem o deputado federal Eros Biondini (PL), com 4,3%; o ministro Alexandre Silveira (PSD), com 3,9%; o secretário Marcelo Aro (PP), com 2,9%; o deputado Domingos Sávio (PL) com 2,9%; o deputado Reginaldo Lopes (PT), com 2,6%; o deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL), com 1,9% e o deputado estadual Euclydes Pettersen (Republicanos), com 1,3%.

Disputa pelo o Senado III
No entanto, à frente dos nomes pesquisados, aparecem os eleitores que estão indecisos e que vão votar em branco ou nulo. A opção, “Ninguém/Branco/Nulo” foi escolhida por 31,3% dos entrevistados, enquanto a opção “Não sabe/indeciso” foi apontada por 28,5% dos ouvidos.

A pesquisa Itatiaia/Instituto Ver ouviu 1.225 eleitores mineiros, entre os dias 2 e 6 de agosto, com margem de erro de 2,8% e nível de confiança de 95%.

Rompimento 
Na coluna de Andreza Matais (Metrópoles) o senador Ciro Nogueira  confirmou que a federação entre o PP e o União Brasil será formalizada no próximo dia 19 de agosto, e deverá marcar o rompimento com o governo Lula. “Entre Progressistas e União, nós não vamos estar com o PT. Se não vamos estar com o PT, não tem justificativa para permanecermos no governo”, disse, indicando que a nova aliança partidária será o embrião de uma candidatura própria da direita em 2026.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por