Minas Gerais teve cerca de 1.100 casos de dengue confirmados diariamente, na última semana. É o que aponta o Boletim Epidemiológico de Arboviroses Urbanas divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nessa segunda-feira (10). Agora, o total de diagnósticos positivos, em 2023, chegou a 69.454.
TESTES
O informe aponta que na semana epidemiológica 14, 7.711 pessoas testaram positivo para dengue em todo Estado. O número de óbitos confirmados chegou a 27 - três a mais do que o divulgado em 4 de abril. Oitenta e oito mortes estão sendo investigadas.
MONTES CLAROS
Montes Claros é uma das cidades, segundo o boletim, com mais casos registrados de dengue: 17.892. A capital mineira tem 8.225. Os casos prováveis da doença chegaram a 178.463 em todo o Estado.
SEGURANÇA NAS ESCOLAS
O governador Romeu Zema anunciou que a entrada de pessoas em prédios escolares da rede de ensino estadual vai passar a ser controlada. Isso significa, conforme o governo de Minas, que as pessoas só terão acesso às estruturas a partir da identificação e devida autorização. A medida faz parte do novo protocolo, elaborado pelo Núcleo de Proteção Escolar, que também promete uma maior rapidez à comunicação de crimes nas unidades de ensino.O protocolo tornará obrigatória a identificação e a autorização para a entrada de visitantes nos espaços.
VERBA
Após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciar verba de R$ 150 milhões a estados e municípios para o fortalecimento de rondas policiais escolares, a pasta publicou edital de chamada pública para adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas visando enfrentar a onda de violência e ataques em escolas e creches.
OBJETIVO
Com dinheiro do Fundo Nacional de Segurança Pública, o objetivo é financiar projetos para fortalecer, aprimorar ou institucionalizar “rondas especializadas ou outras ações no enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno”.