Will Nuneswillonorte@gmail.com

Ascensão I

Publicado em 04/12/2024 às 23:00.
Reeleiito para a Presidência da Assembleia de Minas. O deputado estadual Tadeu Leite (MDB), o Tadeuzinho, rechaçou, qualquer desconforto provocado pela troca de Antonio Carlos Arantes (PL) por Gustavo Santana (PL) na 1ª Secretaria da Mesa Diretora. Santana é a única novidade na composição da Mesa eleita nesta quarta, em plenário, às 10h, para o biênio 2025-2026.
 
Ascensão  II
O deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em votação realizada ( quarta-feira ,4 dezembro). Tadeuzinho, como é conhecido, era candidato único e recebeu 72 votos dos 73 deputados presentes. Com isso, foi eleito por unanimidade, já que ele mesmo não tinha direito a voto.
 
Ascensão III
A deputada Leninha (PT) foi reeleita 1ª-vice-presidenta, se mantendo como a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa desde a 13ª Legislatura (1995-1999). Ficam mantidos também os deputados Duarte Bechir (PSD), como 2º-vice-, e Betinho Coelho (PV), na 3ª-vice-presidência. Os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e João Vítor Xavier (Cidadania) foram reeleitos 2º- e 3º-secretários, respectivamente.
 
Encolheu 
Não bastasse ter ficado menor no plano nacional, Zema viu o seu espaço encolher em Minas. A reeleição de Fuad Noman em Belo Horizonte-MG, fortaleceu o plano do PSD, rival de Zema, de tomar o governo em 2026.  O partido tem o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco como opção 
 
Pacheco 
No contexto das discussões internas do PSD mineiro sobre a corrida eleitoral de 2026, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou seu apoio à possível candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco ao governo de Minas Gerais.
 
Nomes para o Senado 
Governador Romeu Zema (Novo) , deputado estadual pres. ALMG Tadeuzinho (MDB), senador Alexandre Silveira (PSD), deputado federal Eros Biodini (PL), Domingos Sávio (PL)e o  deputado federal Mario Heringer (PDT) . Para disputar o Senado o candidato precisa ter idade mínima de 35 anos, estão fora do jogo o deputado federal Nikolas Ferreira( 28 anos) e o estadual Bruno Engler (27 anos). Vamos lembrar que em 2026 serão duas vagas. Encerram o mandato de Rodrigo Pacheco (PSD) e Carlos Viana (Podemos). 
 
Juventude no PL
Apesar do PL não vencer a disputa pelas  prefeituras de  Belo Horizonte e Fortaleza.Dois nomes surgem com força na legenda do Jair Bolsonaro pela expressiva votação que tiveram. Os jovens Bruno Engler (27 anos) e André Fernandes (27 anos), os dois  se unem agora ao lado do  Nikolas Ferreira (28 anos) como nomes expressivos do partido liberal.
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por