Logotipo O Norte
Terça-Feira,30 de Abril
Leandro MazziniMineiro de Muriaé, Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor. Com Leonel Rocha, Walmor Parente, Carolina Freitas e Tom Camilo

PT quer palanque em Comissão

18/01/2022 às 00:25.
Atualizado em 21/01/2022 às 12:15

A oposição, em especial o Partido dos Trabalhadores, arma estratégia para ganhar o comando da importante Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CREDN) em ano eleitoral – hoje nas mãos do deputado Aécio Neves (PSDB), de saída. Os deputados petistas Arlindo Chinaglia e Carlos Zarattini, da forte bancada paulista, têm a missão para o levante verbal contra os bolsonaristas na sala e no Itamaraty. A ideia dos petistas é conquistar a CREDN e usá-la como uma vitrine internacional para o discurso eleitoral de Lula da Silva, enquanto o ex-chanceler Celso Amorim será convidado para vocalizar as ideias do chefe em audiências públicas na Casa.

Conversas
Ex-presidentes da Câmara, Chinaglia e Aécio – cuja gestão foi apoiada pelo PT na Comissão – têm conversado muito sobre isso.
 
Ponte
Amorim ganhou a tarefa, também, de fazer a ponte com a ala centro-esquerda do Ministério das Relações Exteriores. No projeto de poder do PT, a conquista da CREDN é crucial para fazer uma transição mais célere, caso Lula seja eleito.
 
Freio na bancada...
A bancada feminina na Câmara ensaiou reação em cadeia. Mas o Centrão e o presidente da Casa, Arthur Lira, fizeram chegar às líderes que não são obrigados a indicar uma deputada para a vindoura vaga no TCU da ministra Ana Arraes, prestes a se aposentar. A vaga é da Câmara, claro, mas pode ser de um homem ou mulher.
 
...feminina da Câmara
Estão no páreo, já em discreta campanha desde ano passado, as deputadas Bia Kicis (PSL-DF), presidente da poderosa CCJ; Soraya Santos (PL-RJ) e Margarete Coelho (Progressistas-PI), terra do ministro Ciro Nogueira – de quem tem simpatia. Corre por fora com chances o deputado relator do Orçamento da União, Hugo Leal (PSD-RJ).
 
Cuspe no Judiciário
Passados quase três meses da prisão decretada para Allan dos Santos, o nome que aparece na lista vermelha da Interpol é de um homônimo, paulista, procurado por tráfico.
 
Rio de incertezas
O cenário é tão confuso no Rio de Janeiro, sem um expoente político, que os potenciais nomes não dormem diante de turbilhão de ofertas de chapas. A mais recente, que paira sobre gabinetes, emenda André Ceciliano (PT) com Cesar Maia (União Brasil) de vice para o governo. No pacote ainda vai Alessandro Molon (Rede) ou Marcelo Freixo (PSB) ao Senado.
 
Portas abertas
Amostra de como o Brasil é porta escancarada para o vírus. Passageiros do voo 705 da KLM, de Amsterdã para o Galeão (Rio), desembarcaram dia 6 sem abordagem de um fiscal sequer da Anvisa no terminal.
 
Convence?
O ataque ainda é planejado, mas a defesa do presidente Bolsonaro na campanha já foi definida. Ele vai apontar a pandemia de Covid-19 como culpada pelos problemas do governo. E liberou seus ministros para espalharem isso nas agendas públicas.
 
Apostas à mesa
Há um jogo combinado em Brasília. O Congresso aprova a legalização dos jogos de azar, o presidente da República veta – para segurar o voto evangélico – e os parlamentares derrubam o veto. Todos ganham.
 
Esplanadeira
# Pivot Máquinas Agrícolas confirma participação, dia 19, na cerimônia de abertura da Colheita de Soja, em Catalão (GO). 
# Epharma economizou, em 2021, R$ 1,4 bilhão com descontos em 32 mil farmácias e clínicas. 
# ClickBus registrou aumento de 37% na venda das passagens rodoviárias no final de 2021. 
# Espaço cultural do Carioca Shopping (RJ) recebe, até dia 15 de março, exposição coletiva Coisas de Família.
 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por