Leandro MazziniMineiro de Muriaé, Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor. Com Leonel Rocha, Walmor Parente, Carolina Freitas e Tom Camilo

Perigo online

Publicado em 18/08/2022 às 22:00.

O vício da nova geração, de exibir as conquistas e agruras da vida – até em tempo real – na era das redes sociais, também tem seus benefícios. O departamento de inteligência e segurança do TikTok no Brasil foi alertado por internautas e agiu rápido junto à Polícia Civil do Rio de Janeiro, impedindo que uma adolescente tirasse a própria vida, ingerindo comprimidos, enquanto transmitia um vídeo ao vivo, terça-feira (16), sozinha em casa. A segurança online do TikTok acionou, de imediato, a Agência Central de Inteligência da Polícia Civil. Agentes da 5ª DP localizaram o endereço, na periferia da capital, a tempo de familiares e vizinhos chamarem o Samu para internação. Até o fechamento da Coluna não havia notícias do estado de saúde, mas evitou-se a morte. A Polícia lamenta não ter a mesma interface com outros sites de redes sociais que operam no Brasil.

Tudo combinado
Após travar por meses a tramitação do projeto de lei que libera bingos e cassinos, depois de aprovação na Câmara dos Deputados, o senador Davi Alcolumbre (UB-AP) vai liberar a proposta na pauta após a eleição. O plano do lobby dos jogos é aprovar no Senado até dezembro, antes do recesso parlamentar. O presidente Bolsonaro veta – não quer encrenca com evangélicos – mas o Congresso derruba em seguida. E segue o jogo. 

Tudo combinado. (Izânio Façanha)

Tudo combinado. (Izânio Façanha)

 Telmário revoltado
A eleição mal começou e já tem gente abandonando a chapa. O senador Telmário Mota (PROS-RR), que tenta a reeleição, foi surpreendido na quarta-feira (17) por uma carta de Marcus Holanda renunciando à primeira suplência na chapa. O curioso é que Holanda assina como presidente nacional do Pros – não o é, por decisão do STF. Telmário o chamou de tudo, menos pelo nome, em áudio que a reportagem recebeu. 
 
Pescado podre
A Vigilância Agropecuária Internacional de Foz do Iguaçu (PR) evitou a entrada, no Brasil, de 905 toneladas de alimentos de origem animal, impróprios para consumo humano, no 1º semestre deste ano. São produtos da Argentina (765,5 toneladas) e do Paraguai (140 toneladas), devolvidos por problemas documentais e contaminação por parasitas. Do total, 676,6 toneladas eram de pescado congelado. 

‘VENEZUELEIROS’
Recenseadores do IBGE entrevistaram quase todas as duas mil famílias que estavam nos abrigos da Operação Acolhida, em Boa Vista, Roraima. Nos primeiros dias de aplicação do Censo 2022, que passará por todos os domicílios brasileiros, a equipe contemplou cerca de 1.800 residências temporárias de pessoas refugiadas e migrantes abrigadas.
 
Índice Boteco Rio
A economia volta a respirar no Rio de Janeiro – pelo menos no índice boteco. Pela primeira vez em 2022, os donos de bares e restaurantes da cidade registraram mais lucro do que prejuízo, no mês de julho. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 32% dos estabelecimentos tiveram lucro no período, contra 30% do mês anterior. O índice de casas que fecharam o mês no vermelho caiu de 35%, em junho, para 24%, em julho. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por