Logotipo O Norte
Quinta-Feira,19 de Setembro

Coluna Fala Sério: Se e quando alguém lhe abrir uma porta...

Jornal O Norte
18/12/2009 às 10:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:20



Esteja preparado. Para entrar... Ou sair!

Isto pode até soar de forma estranha aos ouvidos da gente, mas tem um significado mais do que perfeito.

Se, e quando alguém resolver nos abrir uma porta, precisamos realmente estar preparados para entrar, porque nunca saberemos exatamente o que nos espera lá dentro, se é que por ela vamos entrar.

O simples ato do passo em direção àquela soleira pode nos dar um belo tropeço, e quem sabe até atrapalhar a caminhada pelos diversos cômodos, e o pior ainda, a solução de nossa convivência com o novo ambiente.

E é queiramos ou não, esta a beleza da vida.

Entrar somente por entrar, todos nós podemos na vida dos outros, como até mesmo se estivéssemos entrando em um dos tantos bares e cafés que encontramos em qualquer rua de nossos caminhos. Mas e depois? Fica a pergunta de vocês agora, será que podemos dispensar a certeza de o que há lá dentro dessa porta, saberá nos receber e entender o que estamos lá fazendo? Tudo depende ainda da maneira como esta porta será aberta para a entrada, tanto que não fará nenhuma diferença se entrarmos com o pé direito ou esquerdo na frente. Nenhum dos pés, entretanto devemos deixar ser pisado e muito menos usar para chutar o balde.

Se essa relação vai ser difícil ou não, também dependerá de quem estiver atrás do balcão para nos servir o cafezinho. Poderá vir com ou sem açúcar, quente ou frio. O que tem o balcão a ver com a porta? Ora, é simples.

Tanto a porta aberta quanto o balcão do bar, podem estar a nossa disposição, mas nenhum dos dois nos pertence na continuidade normal da sequencia de nossas vidas. Uma poderá ser aberta e o outro receber nosso cotovelo. Mas em todo caso, sempre haverá a possibilidade de a porta aberta ou o cotovelo salvarem nosso dia. Da mesma maneira que salvará talvez para a saída, porque não? Até porque, amanhã nós poderemos ir lá hoje, como diria um velho amigo meu, e para isto, precisamos estar preparados.

Pode parecer um disparate se falar em sair pela porta e estar preparado para isto. Mas não tem nada disso não.

Acontece que da mesma maneira que precisamos estar preparados para entrar, ter cuidados em não tropeçar na soleira, devemos ter ao sair para não errarmos a altura do degrau e sentir o mundo faltar sob nossos pés.

No barzinho se o café não lhe serviu porque estava frio ou o balcão estava sujo e não era possível apoiar o cotovelo, você simplesmente pode pagar e sair.

Mas na vida não.

Se o chão nos faltar sob os pés, uma queda pode ser inevitável, e a não ser que no caminho encontremos algum apoio ou outra porta aberta, podemos sair, da saída, muito machucados. Até mais do que imaginávamos e ainda com a eterna dúvida se já estava na hora de sair. Ao se sair de uma festa precipitadamente, às vezes se perde o melhor. Mas aí, já se saiu.

Por isso que devemos sempre lembrar que amanhã poderemos ir lá hoje, se bem que do hoje, poderemos também, sempre, fazer nosso amanhã.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por