Clube escola

Jornal O Norte
09/01/2009 às 11:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:49

José Geraldo Mendonça


mendonça_josegraldo@yahoo.com.br   

Para aqueles que não amam a nossa cidade e estão criticando e condenando a idéia de se criar o Clube Escola na Praça de Esportes, eu lembro que já existe uma idéia similar, aqui mesmo perto em BH, que é “O Fica Vivo”.

Essas idéias são de programas inovadores e criativos de combate à violência e a criminalidade. O Fica Vivo, criado em BH, tem a participação e parceria das policias militar e civil, poder público, entidades de classe e clubes de serviço, ONGs e das comunidades envolvidas por essa iniciativa e principalmente pelo governo do estado, das prefeituras daquela metrópole e do governo federal. Combinando ações preventivas e de mobilização social, que incluem oficinas de esporte, cultura e cursos profissionalizantes.

Lá apesar de que a criação do O Fica Vivo, ser recente, já tem o que comemorar, porque apresenta resultados animadores nas regiões onde foi implantado, com a redução de 50% no índice de criminalidade entre os jovens entre 12 a 25 anos. Com os resultados alcançados pelo O Fica Vivo, Minas prova que a prevenção é o melhor caminho no combate a delinqüência e a violência. Esse programa “O Fica Vivo”, é uma idéia bem próxima da do “Clube Escola” a ser criado aqui naquele elefante branco que é a “Praça de Esportes”, pois tem os mesmos objetivos que são os de proteger e cuidar de nossas crianças e adolescentes. Lá em BH, as pessoas conscientes de suas responsabilidades sociais já criaram “O Fica Vivo” e apesar do pouco tempo criado já estão festejando porque os resultados apresentados são auspiciosos.

Investir em defesa social é investir na melhoria de vida de todos nós.

O governo do Estado tem demonstrado que está atento a todas as suas responsabilidades no combate a violência no Estado.

Ele tem investido maciçamente no setor. Entretanto as providências tomadas pelo governo até agora são repressivas, que podemos classificá-las de curativas, tais como: Integração das policias nas ações policiais, contratação de mais policiais, aquisição de mais viaturas e tecnologias, construção de novos institutos de confinamento para reeducação, criação da guarda penitenciária liberando os policiais para os trabalhos nas ruas. Isso tudo são ações repressivas e são muito caras, mas não resolve o problema da violência, porque não combate a pobreza e o abandono que são geradoras da violência.

Até agora todas as medidas tomadas aqui em nossa cidade foram medidas paliativas e ridiculamente paupérrimas de objetivos, por isso não surtiram o menor efeito até agora.

Já está mais que na hora de tomarmos medidas mais criativas e objetivas, para que alcancemos resultados mais positivos.

Já chega de tantas mazelas e de fazer de conta que esse problema social gravíssimo não é da alçada do prefeito, nem tão pouco de nossa sociedade como um todo.

Esse país só vai desenvolver socialmente a partir do momento em que todos se engajarem nesse processo de forma ética com muita responsabilidade social e espírito de cidadania.

Chega de achar que o problema não é nosso, e que não estamos nem ai para esse problema. Tudo que acontece ao nosso redor é de responsabilidade de todos nós sim!...

A qualidade de vida em nossa cidade já está alcançando níveis alarmantes de violência. Não dá para ficarmos de braços cruzados esperando que alcance os níveis do Rio e São Paulo, onde já se vive um clima de guerra civil.

Por conseguinte, esta é verdadeiramente a hora de começar a fazer alguma coisa para tentar mudar esse quadro que já está instalado aqui.

O clube Escola é uma iniciativa corajosa e arrojada, mas que poderá trazer muitos benefícios, como melhoria de vida para todos nós, porque irá atingir diretamente no alvo que é o combate à pobreza e o abandono, por isso é preciso que unamos em torno desse projeto.

Entretanto para iniciarmos com esse projeto será preciso que uma de nossas universidades assuma totalmente esse projeto, desde que possa contar com as parcerias das policias militar e civil, entidades de classes, pastorais de Igreja, clubes de serviço, ONGs, Juizado do menor, Conselho Tutelar e principalmente famílias das nossas crianças envolvidas e da sociedade como um todo.

Entretanto é imprescindível o apoio integral, incontestável e total da prefeitura, dos governos do Estado e o da União. Sem um apoio total e principalmente financeiro das três esferas de governo será muito difícil desenvolver este projeto.

Da união nasce a força, portanto vamos unirmos em torno desse projeto para construirmos um futuro melhor para nossos filhos e netos.

Os que virão depois de nós agradecem.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por