Centro de controle de zoonoses será ampliado

Jornal O Norte
24/10/2005 às 10:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

O prefeito Athos Avelino ao abrir, na última semana, o I Seminário de recursos humanos da divisão do Centro de controle de zoonoses, órgão da secretaria de Saúde, anunciou a reforma e ampliação do prédio que abriga o setor.

Inaugurado há dez anos, com apenas 30 funcionários, o Centro de controle de zoonoses cresceu muito em demanda da população, mas manteve-se com a mesma estrutura física de uma década atrás.

- Hoje são 547 servidores atuando febrilmente no combate a endemias e na prevenção de doenças, o que justifica, o mais rápido possível, uma ampliação do espaço físico, com incremento das condições materiais e humanas de trabalho – ressaltou o prefeito.

Ele enfatizou a importância fundamental do Centro de zoonoses na promoção da saúde e na prevenção de doenças, notadamente no controle da dengue, da doença de Chagas, da raiva animal, da esquistossomose e de outros agravos. Aludiu à importância da política com P maiúsculo, como ciência e arte de servir ao bem comum, ensejo em que se referiu à imagem pública do Sistema único de saúde, cujos controles afetam e sensibilizam os interesses e a opinião pública.

RECURSOS HUMANOS

Ao abordar o tema Recursos Humanos – razão do I Seminário – o prefeito reiterou seu compromisso de valorização dos servidores públicos municipais.

- Todos os recursos são importantes: máquinas, veículos, computadores. Porém, os mais nobres, os mais preciosos de todos são os recursos humanos, as pessoas, o servidor público, cujo trabalho e dedicação têm gerado frutos que valorizam o sistema municipal de saúde, e beneficiam, direta ou indiretamente, a toda a população do município - finalizou.

O secretário municipal de Saúde João Batista Silvério corroborou as palavras do prefeito Athos Avelino e confirmou a intenção da municipalidade de, em breve, iniciar as obras de ampliação do Centro de controle de Zoonoses. Ele destacou a importância de se recuperar a capacidade de ação do centro e afirmou que, neste ano, já houve recomposição das equipes, reorganização do serviço e humanização do trabalho. O secretário referiu-se ainda ao desafio de se criar uma gerência que unifique as diversas unidades de vigilância da saúde, epidemiológica e ambiental, mas, sobretudo, a exigência de se potencializar o trabalho através da integração dos diversos setores, não somente da saúde, mas de todas as secretarias da atual administração.

Para o próximo mês de novembro de 2005, o secretário anunciou a realização da I Conferência municipal de Gestão do Trabalho, da qual sairão, por eleição tripartite, os delegados à Conferência nacional, que acontecerá em Brasília, neste final de ano.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por