No exercício de minha cidadania, sirvo-me da presente para fazer meus modestos comentários a respeito da atual administração do Sr. prefeito Luiz Tadeu Leite. Como cidadão e contribuinte, não consigo entender o porquê da péssima administração que ora o senhor prefeito vem fazendo em nossa cidade.
Reconheço que não lhe falta a devida competência, agora, não entendo o porquê de tantas negligências, pois a atual administração não está boa e a qualidade de vida dos montes-clarenses vai indo de mal a pior. No meu conceito, o Sr. prefeito mereceria hoje nota 04(quatro).
Eis os fatos:
- Há mais ou menos 40 dias, a secretaria de Serviço Urbanos, interditou uma das passarelas para pedestres da ponte que fica entre as avenidas Artur Bernardes e João XXIII, para efetuar obras na referida passarela. Até a presente data, a secretaria não fez as obras necessárias e nem desobstruiu a passarela, o que está colocando em risco de atropelamento os pedestres.
- A prefeitura se encontra praticamente de portas fechadas para o público, ontem estive lá para resolver um determinado problema de utilidade pública. Para minha surpresa, a prefeitura não nos atende pela parte da manhã. Na parte da manhã só funciona para expediente interno. Incrível: o impossível acontece: a partir das 12 horas os secretários e uma boa parte dos subalternos saem para almoço e os funcionários que ficam na prefeitura às vezes não têm poderes para resolver determinados problemas. (Aí a coisa se complica para nós contribuintes). Acho isto um desrespeito e uma incoerência com os dizeres de uma placa colocada pelo atual prefeito na parede da frente da prefeitura que diz mais ou menos assim: Que nenhum prefeito ouse fechar as portas da prefeitura para o povo.
- Há meses, tomei conhecimento de que o mercado municipal central vai passar por uma ampla reforma a fim de modernizar e melhorar suas precárias instalações. Até a presente data, tudo se encontra na estaca zero. Está difícil transitar dentro do mercado, principalmente aos sábados, pois os corredores ficam com as passagens praticamente fechadas devido ao acúmulo de caixotes, sacos, balaios e marcadores. Ainda com relação ao mercado, sugiro à prefeitura colocar corremãos e faixas anti-derrapantes no piso da larga escada que dá acesso para dentro do mercado, a fim de evitar quedas de idosos, gestantes e deficientes físicos.
- O trânsito vai indo de mal a pior, salve-se quem puder, a fiscalização é deficitária principalmente nas vias de acesso. Às vezes, carro e motos transitam sobre as calçadas, os ciclistas transitam livremente sobre os passeios das vias de acesso para se livrar do movimento dos carros. O trânsito em Montes Claros está uma loucura, ninguém respeita nada. Quando o trânsito de Montes Claros era menor e a fiscalização era feita pela PM a coisa funcionava melhor!
- A praça de esportes está precisando de uma reforma geral, de podar as árvores, arrancar as que já estão morrendo, lixos amontoados, passeios quebrados, à noite a praça parece mais um cemitério. A prefeitura precisa cuidar melhor daquela praça. Seria de bom grado fazer um projeto moderno e arrojado e transformar aquele logradouro público em um belo centro comercial e de lazer, construindo uma nova praça de esportes em um outro local. Esporte é para jovens, mesmo que fique longe não há nenhum problema.
- A praça do circo/ parque de diversões: Gostaria de sugerir ao Sr. prefeito construir em Montes Claros a praça do circo, com toda infraestrutura e que ali o circo pudesse armar sua lona e a prefeitura cobra as devidas taxas de praxe. Observo que cada vez que chega a nossa cidade um circo fica cada vez mais difícil achar um lugar apropriado para suas instalações. É um problema para o dono do circo, sofrem os artistas e os animais devido às péssimas instalações improvisadas. Na ausência do circo, a prefeitura utilizaria o local para outras finalidades. Acredito que seria bom para o proprietário do circo, para os artistas, os animais e o público em geral poder ouvir a simpática frase: Respeitável público, boa noite!
- Meio ambiente: Desde ano passado venho solicitando desse organismo municipal a poda ou corte das árvores que ficam à direita de quem sobe a Av. presidente Kennedy em direção ao DNOCS. As galhas estão enormes ameaçando quebrar principalmente em dias de chuva com ventos, e prejudicando a visão do semáforo.
- Telefone prefixo 0800: Na campanha de2008, entreguei ao Sr. prefeito uma carta solicitando que se fosse eleito criasse na prefeitura um telefone com este prefixo. Para sugestões, críticas, elogios etc. O mesmo fiz para alguns candidatos a vereador. Até a presente data, nada. Hoje convivemos com a chatice, quando ligamos para a prefeitura a secretária A transfere a ligação para a secretária B, e assim sucessivamente. E o contribuinte fica pendurado na linha ouvindo uma música chata e horrorosa, que enche o saco etc. A prefeitura / câmara deveria seguir o exemplo do congresso nacional, onde o 0800 funciona muito bem para todo cidadão brasileiro.
- Câmara Municipal: Por fim, acho bastante esquisita a posição das cadeiras de nossos vereadores, eles ficam de costas para o público que ali comparece para assistir as reuniões. Será que não dá para inverter a posição das cadeiras a exemplo da mesa diretora? Assim, todos no plenário ficam de frente para o público.
* Reflexão: Quando os justos chegam ao poder, o povo se alegra, mas quando o ímpio governa, o povo geme”. Provérbios 29:2
O que melhora o governo são as críticas. Mesmo falando ou escrevendo bobagens (sopa de letras), gosto de fazê-las.
João Gonçalves Filho (Dão)
Rua Alberto Ferreira, 797 – Bairro Edgar Pereira