Fernando Abreu
Jornalista
Os moradores do Norte de Minas, em especial do trecho que liga Itacarambi a Montalvânia, podem dar adeus a esperança de estrada asfaltada. Ou adiar o sonho por pelo menos mais três anos, se ainda quiserem acalentá-lo.
Em recente visita à Brasília, articulada pelos prefeitos dos municípios que compõem o Ciamesf - Consórcio intermunicipal do Alto Médio São Francisco e pela bancada federal do Norte de Minas, oito prefeitos da região, entre eles o de Montalvânia, José Aparecido Correa Lisboa (PTB), o deputado estadual, Arlen Santiago (PTB) e três deputados federais do Norte de Minas, Humberto Souto (PPS), Márcio Reinaldo (PP) e Virgílio Guimarães (PT), estiveram em audiência com o presidente da República em exercício José Alencar (PL).
O tema principal foi a continuação do asfaltamento do trecho da BR-135 localizado entre Itacarambi e Montalvânia. Durante o encontro, o vice presidente fez contato com o Comando do Exército pedindo que seja acelerado o projeto de execução da obra e telefonou para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a quem pediu prioridade para o assunto BR-135.
Mas os prefeitos não voltaram satisfeitos com o resultado da reunião, segundo o que conseguiu apurar esta reportagem, a pavimentação asfáltica de Manga a Montalvânia está mesmo no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, mas tem previsão de começar apenas em 2.012.
Alencar prometeu intervir e acelerar o cronograma da obra. Mas do jeito que está a saúde do vice, que havia saído do hospital na segunda-feira anterior a reunião, se este processo não for resolvido rápido, talvez precisemos de um outro padrinho forte.
Ano que vem completam-se exatos quatro anos que o deputado federal Virgílio Guimarães e o estadual Paulo Guedes, ambos do PT, trouxeram à Manga e Montalvânia, um representante do Ministério dos Transportes anunciando o início das obras, fazendo com que a população pudesse sonhar com o tão distante e agora mais distante ainda, asfalto.
E por falar nele, por onde andava o deputado Paulo Guedes que não estava presente na reunião? Será que abandonou a causa?
Ano que vem devem aparecer muitos políticos pela região, inclusive os velhos conhecidos, com milhões de projetos para o esquecido Norte de Minas em especial o asfalto e depois, como sempre, nos viram as costas. Já se fala por aqui em um nome forte para candidato a deputado nas próximas eleições: o Dr. Asfalto.