As delícias da leitura

Jornal O Norte
14/12/2009 às 09:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:20

Jeny Canela Perosso


Professora e pesquisadora

A leitura é uma deliciosa e inesgotável fonte de prazeres e  de  possibilidades para enveredarmos, cada vez mais profunda e minuciosamente, na fascinante e prodigiosa aventura do conhecimento, sem perdermos a capacidade de relacionarmos conhecimento científico com a questão do trato e do respeito pelo outro como ser humano. Atentando para o fato de que o conhecimento precisa estar atrelado à capacidade de nos tornarmos mais humanos e generosos, uma vez que isolado não contribui para a transformação das pessoas, que leva à transformação da sociedade como todos almejamos e precisamos.

Ressalta-se, nesta perspectiva, a abrangência do significado da leitura, que não se restringe, absolutamente, à decifração fria de símbolos, mormente porque ler exige compreensão e interpretação que confere natureza política à referida prática e justifica a capacidade de sedução que o ato de ler proporciona.

Vale sublinhar que a leitura propicia também a capacidade de  desvelar esses símbolos inevitavelmente, impregnados de  tendências e propósitos os mais variados. Garantindo, por conseguinte, possibilidades reais de os mesmos serem interpretados criticamente, na medida em que representam doces   desafios instigadores da perspicácia e favorecedores de melhores   compreensões do mundo e de nossas indefinições.

Parece-nos fundamental, portanto, instigarmos permanentemente as delícias da leitura concebida como instrumento instigador do pensamento e da autonomia. E que favorece a capacidade de fazermos nossas próprias opções e inferências acerca dos fatos, das pessoas, das intenções e das perspectivas nossos e dos outros.

Ressaltando o papel da escola no processo de sedução pela leitura, é fundamental que a referida instituição esteja atenta para metodologias e posturas que possam responder, com mais eficácia, ao direito inalienável que o aluno tem de ser despertado e seduzido para o gosto, as delícias e os prazeres proporcionados pela leitura, incluindo aí as grandes obras literárias e também aquelas produzidas no âmbito da escola, pelos alunos, professores e comunidades respectivas. Uma sugestão a ser analisada refere-se à possibilidade de o professor fazer-se modelo de leitor, lendo diária e intencionalmente com ênfase e alegria que a leitura proporciona, textos que emocionam, informam e despertam para a capacidade de criticar inerente à natureza humana. E que pode ser um sinalizador para seduzir os alunos para, também diante do modelo, reproduzirem com mais frequência o delicioso hábito da leitura.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por