Sorriso, uma marca do brasileiro

Roberto Cury*
Publicado em 18/01/2023 às 22:00.

No dia 18 de janeiro, o mundo celebra comportamento associado de forma direta ao brasileiro: o sorriso. Algo tipicamente humano, sua manifestação está associada a momentos felizes, de satisfação. É o que um sorriso traduz: situações alegres.

Para valorizar o sorriso, todos precisam cuidar de sua saúde bucal. Tema que, infelizmente, não tem sido encarado com a seriedade necessária. Dados do IBGE e do Ibope mostram que, no Brasil, 39 milhões de pessoas utilizam prótese dentária e 16 milhões vivem sem nenhum dente. 

A conscientização sobre a higiene bucal é assunto importante e que deve ser levado a sério, começando na infância, com os pais ensinando a importância de uma boa escovação aos filhos.

A Sinog lançou, em 2021, campanha nacional de democratização ao acesso aos cuidados com a saúde bucal. Boa parte da população brasileira está sendo privada desse simples direito, o direito de sorrir: 41,5% chega aos 60 anos com a arcada totalmente comprometida.

Infelizmente esse cuidado (ou a falta dele) com a saúde bucal não é algo somente dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Federação Dentária Internacional, a saúde bucal continua a ser uma das áreas mais negligenciadas da saúde global. A tragédia decorre do fato de que a doença bucal é uma epidemia silenciosa que aflige 3,58 bilhões de pessoas – mais da metade da população do mundo, embora seja grandemente evitável. As doenças bucais, tais como cáries dentárias, doença da gengiva e câncer bucal, são formas mais comuns de NCDs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) evitáveis e afetam as pessoas durante toda a vida, causando dor, desconforto, deformações e até mesmo morte. A falha coletiva de prevenir a doença bucal custa à economia mundial cerca de US$ 442 bilhões.

Manter uma boa higiene bucal garante dentes e gengiva saudáveis, auxiliando no bem-estar completo do indivíduo. Seja mastigando melhor ou mantendo boa aparência com um sorriso bem cuidado, os hábitos de uma boa escovação – acompanhada do uso do fio dental e com visitas regulares ao dentista.

É preciso reverter esse cenário. Para isso, só com conscientização da população da importância de se cuidar do sorriso. No dia 18, mais que sorrir, é importante refletir sobre como sorrir, de coração e alma.

*é cirurgião-dentista e presidente da SINOG

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por