Logotipo O Norte
Terça-Feira,13 de Maio

Segurança no agronegócio

Evandro Brito*
Publicado em 23/08/2022 às 22:13.

O interior sempre foi um gerador de riquezas no Brasil e é considerado o domicílio do agronegócio, setor que hoje é reconhecido como crucial para o crescimento do país - 27% do PIB (Produto Interno Bruto). Evolução que ocorreu graças aos avanços em pesquisas, tecnologias e processos.

Com o impulso tech, o agro nunca esteve tão pop, valorizando suas atividades e tudo o que está ao seu redor. Entretanto, esse desenvolvimento traz à tona uma preocupação crônica que persiste: a segurança. Os milhões investidos em desenvolvimento agrário, aquisição de insumos, maquinário, animais e até terras incrementam o crescimento agrário, assim como as estatísticas de roubos e furtos.

O ambiente rural é, muitas vezes, complexo devido às suas características e se torna um desafio no setor da segurança, tanto pública quanto privada. Riscos como sabotagens, furtos e roubos fazem a área rural se tornar uma mina terrestre quando os riscos se concretizam.

Apesar dos crimes que acontecem especificamente nesse segmento, os órgãos públicos tentam fazer a sua parte para ajudar na redução dos índices de criminalidade, como a IdAgro, plataforma federal que consiste no registro e rastreio de tratores e equipamentos agrícolas. Outro exemplo vem do âmbito estadual com a criação de áreas da Polícia Civil responsáveis pela investigação de crimes dessa natureza. 

Para que a segurança não fique apenas na responsabilidade do poder público, o produtor rural também pode proteger seu patrimônio por meio de medidas legais e inteligentes, como um projeto de segurança robusto e bem aplicado, que pode redimir a ação dos bandidos e reduzir a exposição ao risco.

A chegada da tecnologia 5G pode favorecer esse cenário. Estão previstos investimentos na ordem de US$ 25 bilhões até 2025 para a ampliação da cobertura, trazendo mais velocidade e estabilidade na conexão, o que ampliará a eficiência no uso de ferramentas que utilizam a internet para mitigar riscos. 

Investir de forma estratégica e se unir às forças públicas promoverá ao produtor rural a condição dele cuidar daquilo que realmente importa: o seu negócio, mesmo porque, segundo o ditado: é o olho do dono que engorda o gado.

*consultor especialista em segurança empresarial

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por