Processos para equidade de gênero

Ana Correa (*)
Publicado em 25/08/2022 às 22:43.

Cada vez mais as mulheres estão buscando espaço dentro da sociedade e isso tem sido tema de múltiplos debates ao longo dos anos sobre a equidade de gênero, que busca assegurar que as pessoas tenham o que precisam. E as mulheres precisam de oportunidades iguais. 

Nas empresas, o debate sobre equidade de gênero precisa se tornar parte da cultura da empresa e pode ser fomentada tanto pelos líderes quanto pelo RH. Mas não basta apenas fazer workshops e palestras: é necessário muito mais do que apenas expor um problema! 

Quando levantamos a questão de salário, uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que as mulheres receberam 77% do salário dos homens no ano de 2019. E se for considerado os salários de cargos de gestão, essa diferença passa para 61,9%. 

O empoderamento feminino é um dos principais pilares para as mulheres assumirem o protagonismo de suas próprias carreiras. Um salário igualitário e a possibilidade de ocupar cargos de gestão proporcionam melhor qualidade de vida e mais confiança. Mas também é preciso reeducar os homens para que eles entendam e reconheçam os direitos das mulheres. É preciso desconstruir a ideia de que a masculinidade é significado de autoridade, direito ao poder e superioridade.

Ao ter equidade de gênero na empresa, o primeiro setor que percebe as transformações positivas é o social. As companhias com aprovação social tendem a ser mais procuradas e contam com uma maior retenção de talentos. 

Além disso, falar de diversidade e mostrar o compromisso com a equidade faz com que a empresa seja mais humana. 

Muitas vezes, o RH é a principal ponte entre a gestão e o colaborador. Por isso, a missão dele é ouvir as dores femininas e abrir um canal de comunicação seguro e transparente pode ser o primeiro passo.

Ter uma política de gestão de diversidade, por exemplo, pode ajudar bastante na equidade de gênero, dois pilares são fundamentais para dar certo: a diversidade e inclusão. A diversidade garante a empresa um time com profissionais de diferentes gêneros e a inclusão estimula o acolhimento, a aceitação e respeito entre mulheres e homens.
 
*Ana Correa é cofundadora e Diretora de Produto na TAQE, plataforma de recrutamento e seleção digital.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por