Logotipo O Norte
Segunda-Feira,16 de Setembro
artigo

Pesquisa Clínica: como os estudos contribuem para o avanço da sociedade

Luis Filipe Delgado*
Publicado em 22/05/2023 às 20:00.

Todos os anos, a comunidade de pesquisa clínica recebe seu reconhecimento com o Dia Internacional da Pesquisa Clínica, que aconteceu no dia 20 de maio, uma data reservada para anunciar o impacto positivo que os ensaios clínicos têm em todo o mundo. Além disso, a data também aumenta a conscientização sobre o importante trabalho realizado por todos envolvidos. No Dia da Pesquisa Clínica, reconhecemos os heróis dedicados da medicina que dedicam incontáveis horas para o avanço da saúde humana por meio de seu trabalho conduzindo ensaios clínicos em todo o mundo. Também celebramos o progresso na pesquisa médica e como juntos podemos acelerar futuras inovações em saúde humana e pública.

A pesquisa clínica é uma área crucial na medicina, que permite aos profissionais da saúde desenvolver novas terapias, medicamentos e dispositivos médicos que podem ajudar a salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Ela serve para avaliar a eficácia e segurança desses novos tratamentos e dispositivos.

O evento precursor ocorreu em um navio da marinha escocesa em 20 de maio de 1747. O médico escocês James Lind servia a bordo do Salisbury, embarcação que impunha um bloqueio no Canal da Mancha, quando se deparou com vários marinheiros acometidos pelo escorbuto, doença comum entre os tripulantes da época.

Em busca de uma cura, Lind realizou o primeiro estudo clínico para explorar possíveis tratamentos. Seu estudo envolveu 12 marinheiros com sintomas da doença e, em sua posterior publicação detalhada (Tratado do Escorbuto), o médico indicou que fez todos os esforços para manter constantes fatores como condição clínica, ambiente e dieta para maximizar a qualidade de seus resultados.

Há claramente muito mais rigor científico e regulatório envolvido nos ensaios clínicos modernos. O que há de comum entre o trabalho de Lind e a pesquisa clínica de hoje é o desejo da descoberta, o impulso para enfrentar desafios de saúde que enfrentamos como sociedade.

Em 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o início da pandemia de Covid-19, em todo mundo, a pesquisa clínica ganhou ainda mais atenções, à medida que os líderes da saúde em todo mundo rapidamente intensificaram esforços para a criação de vacinas seguras e eficazes para salvar vidas. As medidas de segurança envolvidas nos testes das vacinas e tratamentos para Covid-19, atenderam aos mesmos padrões rigorosos de todos os ensaios clínicos, o diferencial foi o imenso esforço colaborativo dos profissionais envolvidos nos processos em todo mundo.

Esse movimento é benéfico também para o Brasil. Com mais pesquisas realizadas em solo brasileiro, a expectativa para investimentos, geração de empregos e produção de conhecimento, na forma de novos medicamentos, novas vacinas, novos insumos é de crescimento e conquistas.

Que no próximo Dia Internacional da Pesquisa Clínica tenhamos ainda mais motivos para comemorar, afinal todos nós somos pacientes e já nos beneficiamos de algum tratamento ou vacina ao longo de nossas vidas. Sem a pesquisa clínica e sem pacientes voluntários, novas soluções, vacinas e terapias não seriam desenvolvidas.

O Dia da Pesquisa Clínica é sobre a importância da pesquisa, e é sobre as pessoas que se voluntariam em um esforço para avançar a ciência. Hoje e todos os dias, somos gratos aos pacientes, cuidadores e familiares que são nossos parceiros na pesquisa. Nada desse trabalho pode ser feito sem você, e a ciência só pode avançar através da colaboração.

*Diretor de Pesquisa Clínica MSD Brasil

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por