artigo

Os danos da mentira nas relações profissionais

Mauro Felix*
Publicado em 09/04/2024 às 21:26.

Não é de hoje que a discussão sobre mentiras no contexto de trabalho e emprego é pauta de reflexão entre líderes, educadores e especialistas de Recursos Humanos. Pesquisadores comprovaram que os ancestrais mentiam quando não conseguiam alcançar os objetivos por meio da força física, ou seja, sempre que não encontravam a satisfação das necessidades por meio da brutalidade, recorriam às técnicas de manipulação e trapaça para fazer as vontades pessoais. A mentira então, era um recurso importante para que os ancestrais se protegessem de ameaças externas. Para saírem vitoriosos de uma caça, por exemplo, era necessário que criassem estratégias que levassem o adversário ao engano.

Essa característica desenvolvida pelos antepassados, se perpetuou na espécie de tal forma que desde pequeno o homem vai vivenciando a experiência da mentira. É comum, por exemplo, uma criança mentir para conseguir o que deseja ou até mesmo para evitar a punição de um adulto.

Mas o grande problema está quando a mentira passa a ser um passaporte para o sucesso na sociedade, na vida em família e, principalmente, nas relações de trabalho. Quando isso se dá, a mentira se torna o principal recurso para resolver os problemas da vida, o que gera reflexos nos hábitos do cotidiano e na capacidade de naturalizar tal prática nas relações interpessoais.

Isso se dá porque o homem tem a tendência de repetir comportamentos que deram certo no passado, se uma criança, por exemplo, conseguir satisfazer os desejos mentindo, é bem provável que ela volte a usar esse recurso em outras situações para obter vantagens. Ele se dá com pessoas que conquistaram sucesso na vida profissional por meio do engano.

Como o homem também aprende por observação, ao se deparar com resultados e conquistas de outros advindas pela mentira, ele vai incorporando e perpetuando essa prática, tornando-a como natural nas relações de trabalho.

No entanto, a mentira, destrói aquilo que é mais importante para a vida em sociedade em todas as esferas (família, amigos, trabalho), a confiança. Quando descoberta a mentira, e isso é questão de tempo, pois mais cedo ou mais tarde a verdade aparece, os danos nas relações interpessoais são irreversíveis e aquilo que antes era sucesso passa a ser uma derrota irreparável.

A mentira é algo que devemos trabalhar ao máximo para minimizá-la nas relações interpessoais, pois apesar de termos conquistas com elas, até mesmo em muitos dos casos, elas não são sustentáveis, já que não foram construídas em uma relação de confiança e transparência.

*Coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por