artigo

BBB sofre com a baixa de audiência na TV aberta

Mariana Munis*
Publicado em 06/02/2023 às 22:33.

O Big Brother Brasil, programa mais aguardado da televisão brasileira, começou a temporada de 2023 com a menor audiência desde que agregou convidados ao denominado camarote, em 2020.

No meu ponto de vista, existem diversos fatores que podem contribuir para baixa audiência:

a) Curiosidade por um novo formato e pandemia: em 2020, a audiência da estreia foi grande, devido à curiosidade dos espectadores e da novidade de ter pessoas famosas no camarote e, na metade do programa de 2020, fomos pegos de surpresa por uma pandemia mundial, o que fez com que as pessoas ficassem mais tempo dentro de casa e tivessem como uma opção de lazer assistir ao BBB;

b) Os nomeados ao camarote desse ano são menos famosos que os de anos anteriores (exceto Fred, do Desimpedidos, MC Guimê e Aline Wirley, ex-Rouge), trazendo menos espectadores para assistir ao programa pela TV.  

c) A edição passada foi um “fiasco”, do ponto de vista de engajamento das pessoas. Logo, gerou-se menos curiosidade por parte dos espectadores para ver o programa de 2023;

d) Baixa audiência de “Travessia”;

e) Engajamento: embora as pessoas tenham se simpatizado com o elenco diverso, nota-se que há menos engajamento que nas edições passadas.

Mesmo assim, devido ao “BBB 23”, é a primeira vez que a Globo estreia o reality com todos espaços comerciais vendidos – 34 marcas patrocinando provas, festas e efetuando ativações de produtos.

Não é somente o BBB que sofre com a baixa de audiência na TV aberta: a Geração Z não assiste mais a TV. A Pesquisa Datafolha Percepção sobre Marcas e Consumo, em 2021, apontou que 28% dos jovens entre 16 e 24 anos não assistem mais à TV tradicional, contra 19% do público em geral, o que força a TV Globo a ter que se reinventar.

Enquanto a Globo não “abre mão” de transmitir o BBB apenas no GloboPlay e na TV aberta e não pensa em novas possibilidades de transmissão para reaproximar a Geração-Z, vamos acompanhando os próximos capítulos da casa mais vigiada do Brasil: quais serão as próximas ações estratégicas a serem adotadas por Boninho e equipe para alavancar audiência e trazer novidade a essa edição. 

*Professora de Marketing e Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por