Logotipo O Norte
Quinta-Feira,17 de Outubro
artigo

A força e a beleza cotidiana no feminino

Luciana Zanini*
Publicado em 23/07/2024 às 19:00.

No ritmo acelerado em que vivemos, mulheres de todas as idades e origens ultrapassam limites, desafiam expectativas e vão além. Mas você já parou para pensar que esse “ir além”, talvez resida nas ações rotineiras? Não precisamos buscar apenas páginas da história para encontrar exemplos de força feminina; eles estão ao nosso redor, nos gestos simples e nas pequenas, mas significativas decisões diárias que moldam o futuro. Todos os dias, em todos os lugares, vemos mulheres que vão além, deixando um legado de inspiração e esperança para as próximas gerações.

Em Minas Gerais, encontramos inúmeras mulheres que nos inspiram a buscar o “nosso além”, um conceito pessoal que se manifesta de maneira única para cada uma de nós. Leila Ferreira, por exemplo, nascida no interior de Minas, tem uma trajetória admirável como jornalista e escritora. Em seus livros, frutos de conversas profundas, ela destaca o que mais ama: ouvir as pessoas. Sempre lembro do programa “Entrevistas com Leila” e do livro “A Arte de Ser Livre”, nos quais sua escuta ativa era a marca registrada. Leila nos ensina a preciosidade e o poder de ir além por meio de uma escuta atenta e compassiva. Com ela, aprendi que cada conversa tem um ritmo, e é nesse ritmo que encontramos profundidade e conexão humana.

Outra mineira inspiradora é a diamantinense Luciana Seabra, que vai além no universo das Finanças, desmistificando investimentos e fundos. Em seu livro “Conversas com Gestores de Ações Brasileiras – A Fórmula dos Grandes Investidores para Ganhar Dinheiro na Bolsa”, ela relata suas conversas com quase todos os gestores da época. Percebe a semelhança com Leila? Ela também nos ensina o poder da escuta ativa, mostrando que, muitas vezes, ouvir é o primeiro passo para ir além.

Os exemplos de mulheres que ousam nos marcam profundamente desde cedo. Lembro-me da minha infância e da influência de Therezinha Veiga, filósofa, educadora e artista. Na minha primeira aula no Passaredo, ela perguntou à minha mãe por que me colocava naquele curso de criatividade e imersão na arte, e minha mãe prontamente respondeu: a Luciana é muito certinha e pragmática, precisa do “ir além” que a arte proporciona. Ah, e como ela estava certa!

Quando jovem, fui fazer intercâmbio e, por mais de 15 anos, mantive um olhar voltado para fora, explorando o mundo e suas fronteiras. Agora, de volta a Minas, trago na bagagem a importância da valorização de quem está perto, do nosso entorno. Convido você a fazer um exercício: observe ao seu redor. Todos os dias, há pessoas indo além. Você também faz isso, talvez na roda imparável da rotina ainda não tenha percebido. Ir além não é sobre os outros, é sobre você! Ao reconhecer a força feminina em nosso cotidiano, celebramos a coragem e a resiliência que nos impulsionam.

Em cada canto de Minas Gerais, em cada lugar do mundo, há uma mulher redefinindo o que significa ir além neste exato momento, inspirando outras a seguirem seu exemplo. E é nessa rede de inspiração e ação que construímos um amanhã melhor, indo além juntas, com os sapatos do dia a dia.

*Diretora Financeira e Administrativa no INHOTIM

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por