Os brasileiros estão no topo de um ranking mundial das pessoas que mais frequentam academias, ocupando a segunda colocação, de acordo com pesquisa da plataforma de descontos CupomValido.
Esse dado evidencia uma cultura crescente de cuidado com a saúde. No entanto, a rotina de treinos intensos, especialmente voltada para hipertrofia, envolve inevitavelmente o surgimento de microlesões musculares que são parte do processo natural de crescimento muscular, mas resultam em desconforto, como a conhecida dor muscular pós-treino, frequentemente causada pelo acúmulo de ácido lático.
É nesse ponto que a massoterapia assume um papel essencial. Além de proporcionar alívio para as dores musculares, ajuda a alongar os músculos que se encurtam devido ao esforço repetitivo, promovendo também uma melhor circulação sanguínea.
Tipos de massagem no pré e pós-Treino
Existem diversas técnicas de massoterapia que podem ser aplicadas em diferentes fases do treino. A massagem pré-treino é frequentemente utilizada por atletas e praticantes de esportes de alta intensidade para preparar os músculos e aumentar a circulação sanguínea, aquecendo o corpo para atividades mais exigentes. Um exemplo disto são os lutadores de Muay Thai, que utilizam massagem com cânfora para aquecer e acelerar a resposta muscular.
Já a massagem pós-treino tem como objetivo reduzir a dor muscular, ajudando na eliminação de toxinas, melhorando a circulação. Porém, embora a dor faça parte do processo natural de evolução muscular, a massagem pode amenizar esse desconforto, permitindo uma recuperação mais rápida.
Benefícios da massoterapia
A massoterapia também é fundamental para melhorar a mobilidade e a flexibilidade. Alongar os músculos após o treino ajuda a reduzir tensões, melhorar a amplitude de movimento e evitar lesões, especialmente em atividades que envolvem movimentos complexos, como agachamentos e exercícios com cargas elevadas.
A massoterapia auxilia, ainda, no alinhamento corporal, deixando o corpo mais ajustado para as demandas físicas intensas. Além disso, ela pode contribuir esteticamente em técnicas como a liberação miofascial, comumente utilizadas por competidores de alto nível, as quais ajudam a moldar e definir os músculos. Outros tipos de massagem, como a drenagem linfática, auxiliam na eliminação de líquidos corporais, proporcionando um aspecto mais definido ao corpo.
Outro ponto importante é que embora a massagem ajude a aliviar a dor muscular, seus benefícios vão além ao promover a liberação de hormônios como a ocitocina e a serotonina, que proporcionam bem-estar e contribuem para um sono mais profundo e restaurador.
Dicas Práticas
A quick massage, ou massagem rápida, é indicada como uma opção mais acessível, especialmente para áreas onde o corpo tende a acumular mais tensão, como ombros e pescoço, podendo ser realizada semanalmente.
Para aqueles que não podem recorrer a um profissional de massoterapia com frequência, a automassagem pode ser uma alternativa. Ao apertar os pontos de tensão e aplicar movimentos circulares, é possível promover a circulação sanguínea e aliviar dores musculares. Além disso, o alongamento é uma prática fundamental para manter a flexibilidade e prevenir o encurtamento muscular.
Saúde preventiva
É evidente que os benefícios da massoterapia vão além do contexto de pré e pós-treino, tendo em vista que ela faz parte de uma tendência crescente de saúde preventiva. Isto porque, em um mundo onde a população envelhece rapidamente, manter uma rotina de cuidados com o corpo, como alongamentos, massagem e alimentação adequada, torna-se cada vez mais relevante. Diante disto, essas práticas não só elevam a qualidade de vida a longo prazo, mas também reduzem a necessidade de tratamentos mais caros e invasivos no futuro.
*CEO da rede Muraoka Massoterapia