30% dos brasileiros terão obesidade até 2030

Bárbara Campolina Carvalho Silva*
Publicado em 10/11/2022 às 23:16.

A obesidade é um problema cada vez mais grave no mundo, envolvendo todas as faixas etárias, sendo uma questão de saúde pública. Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais estima um em cada três brasileiros obeso até 2030, sendo que 68% estarão com sobrepeso e 30%, com obesidade.

A obesidade é o acúmulo de tecido gorduroso no corpo. É uma doença crônica, multifatorial, resulta de um consumo de energia superior ao gasto. Sedentarismo, alimentação inadequada, uso de alimentos multiprocessados e história familiar de obesidade estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Em alguns casos, as alterações hormonais ou genéticas são a causa ou agravam a obesidade.

Antes da obesidade, as pessoas passam pela fase de sobrepeso, quando o acúmulo de gordura é menor, mas desperta a atenção para a necessidade de mudança do estilo de vida, de modo a evitar a obesidade. 

O problema não se restringe ao excesso de peso, mas, também desencadeia outras doenças comprometedoras da qualidade de vida. Os problemas mais comuns são o aumento de gordura no fígado, elevação do colesterol, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, infarto, diabetes, apneia do sono e alguns tipos de câncer. Quem tem obesidade também apresenta maior risco de osteoporose e osteoartrite, que podem levar a fraturas ósseas e dores articulares.

Para dizer que as pessoas têm sobrepeso ou obesidade, usa-se o cálculo do “Índice de Massa Corporal” (IMC), considerando a altura e o peso. O peso normal está na faixa de resultado entre 18,5 a 24,9 kg/m2, enquanto o sobrepeso vai de 25 a 29,9kg/m2 e a obesidade, quando o cálculo é igual ou acima de 30 kg/m2. O tratamento, que inclui, entre outros, mudança do estilo de vida, deve ser individualizado e orientado por médicos e outros profissionais especializados no assunto.

Diante da importância da situação, o novo posicionamento sobre alvos de tratamento e atualização sobre o tratamento da obesidade serão temas abordados nas palestras durante o “XIX Congresso Mineiro de Metabologia e Endocrinologia” de 12 a 14 de novembro, em Tiradentes. A programação conta com a presença de palestrantes de várias regiões brasileiras, abordando as principais novidades e avanços científicos na área endocrinológica.

*Diretora científica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por