Arrumando a casa interna

Jornal O Norte
21/11/2005 às 11:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

Daura Carvalho *

Televisão, jornal, rádio, panfletos, cartazes... Todos os dias somos bombardeados com informação, muita informação. Muitas pessoas passam os dias correndo de um lado para o outro, lendo isto e aquilo, trabalhando, fazendo coisas. E muito poucas pessoas reservam um pouco do seu tempo para estar consigo mesmas, para se observarem, para organizarem sua casa interna.

Toda dona de casa sabe, pela própria experiência, que se ela não cuidar bem de sua casa, as coisas começam a ficar fora do lugar. Um sapato aqui, uma xícara ali, uma toalha molhada em cima da cama. Daí a pouco a confusão é completa. Um bom teste para saber sobre a organização interna de cada um é observar como estão as gavetas de seu guarda-roupa.

- Também é a fase em que a pessoa não se situou na vida, ainda não se organizou

Como está a organização de seu guarda-roupa? Quase sempre o guarda-roupa dos adolescentes - é claro que há exceções - é algo que quando você abre a porta cai camisa, vestido, calça, paletó. Uma verdadeira desordem. Também é a fase em que a pessoa não se situou na vida, ainda não se organizou. As idéias são ainda meio

confusas, eles ainda não sabem bem o que querem, para onde vão. E o guarda-roupa é uma manifestação dessa desordem.

Mas isto também acontece com pessoas de todas as faixas etárias. E por falar nisso, como anda o seu guarda-roupa? Ou a cozinha de sua casa? Organizada ou não?

- Mas, com tanta distração do mundo material, muitas doenças também começam a surgir

Mas, com tanta distração do mundo material, muitas doenças também começam a surgir. Melancolia, tristeza, desesperança, depressão. São sinais de que não estamos dando atenção especial a nossa casa interna. Encontrar alguém introvertido é coisa rara. Introvertido é aquele que presta atenção ao seu processo interno e que tem a chance de acessar as qualidades da alma, os tesouros escondidos no fundo do ser – serenidade, calma, paz...

Introversão é a habilidade que temos de nos desligar do mundo à nossa volta. Isto porque, com o foco da atenção voltada quase sempre para outras pessoas e para eventos externos, permitimos que nossos hábitos e nossa personalidade sejam moldados pelo mundo mutável à nossa volta. Passamos a depender da experiência física e sensual para estimular momentos de felicidade. A paz interior parece ser tarefa impossível. Traga para dentro de si um mundo mutável e caótico e seu mundo interior será igual.

Veja quando você assiste a um filme de terror, à noite, antes de dormir. Com certeza, o seu sono será agitado e pode ser que você sonhe com cenas do personagem cruel investindo contra você. É assim que acontece quando você está sempre lá fora. O primeiro passo para o restabelecimento da calma e para o encontro do foco interior é desviar a atenção de tudo aquilo que nos é externo.

Desligue-se do mundo à sua volta. Um bom exemplo disso são as tartarugas. Elas recolhem a cabeça e as patas para dentro de seu casco. Para recobrar a paz genuína e a serenidade temos que aprender a fazer isto com os nossos órgãos dos sentidos. Aprender a fazer silêncio.

Silêncio dos ouvidos. Eu não preciso colocar pra dentro de mim todas as abobrinhas que as pessoas vêm me dizer. Ouço o que é saudável e positivo. Não ouço fofocas, por exemplo.

Silêncio das palavras. Aprender a falar pouco, o essencial. Aprender a falar doce e suavemente.

- Aprender a ver as qualidades e não os defeitos é uma ótima receita para manter limpa a minha casa interna

Silêncio dos olhos ou da visão. Aprender a ver as qualidades e não os defeitos é uma ótima receita para manter limpa a minha casa interna. E silêncio dos pensamentos. Pensar pouco, o essencial. Tudo o que não é essencial é pensamento inútil e que rouba a energia da alma.

Aprenda a valorizar períodos de solicitude e introversão. Isso ajuda muito. Crie tempo para você mesmo. Tempo para refletir e ficar em silêncio. Isso significa deixar seus sentidos físicos para trás por alguns momentos, alguns minutos e até mesmo horas, por que não? Este é também o primeiro passo para você se tornar um mestre de você mesmo, um auto-soberano, aquele que aprendeu a se governar. Se você não aprender a governar os seus sentidos físicos e principalmente os seus pensamentos, você será um escravo deles.




Curso introdutório à meditação Raja Yoga. Início dia 21 de novembro, às 20 horas. Ligue: 3224-5454.

* Jornalista

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por