Frederico Rocha
Diretor publicitário
Os pára-quedistas oficiais do Brasil não estão mais planando sobre o norte de Minas. Talvez porque não é mais época de estarem por lá; as eleições já passaram e a ninguém mais interessa planar por uma terra seca e pobre. Ironias à parte, a metáfora sobre os políticos que pairam sobre o norte do estado é para desafogar a revolta contra àqueles que se dizem participantes de uma realidade a qual mal conhecem.
Os deputados “pára-quedistas” são aqueles que não residem (nem nunca residiram) no distrito pelo qual foram eleitos, mas que, por incrível que pareça, recebem apoio de políticos da região e abusam do marketing eleitoral para se elegerem. Tudo isso para nem sequer visitarem a área do seu círculo eleitoral depois de eleitos. Na última eleição para deputado federal tivemos três eleitos pela região, porém, pelo que sei, apenas um deles é representante legítimo dos interesses dos montes-clarenses e norte-mineiros. Aos outros dois nobres deputados só resta enumerar as migalhas de benefícios que levam para a região.
Difícil não entrar no mérito da questão, mas mais difícil ainda é não se indignar com isso, afinal, encontrar o culpado para tal situação é uma tarefa hercúlea. Será o eleitorado que não abre os olhos? Ou a culpa é do nosso conterrâneo político que tem prestígio e resolve dar uma mãozinha para os nobres colegas que aterrissam no norte de Minas? Acredito que a segunda opção é uma forte candidata. Não tiro o mérito do eleitor, claro, mas lidar com cidadãos de uma das áreas mais pobres do estado, não é tarefa difícil para os “competentes” políticos deste país.
Que através deste manifesto, os cidadãos montes-clarenses, januarenses, eneapolitanos e todos aqueles patronímicos de quem os nobres deputados nunca ouviram falar, possam saber quem são seus verdadeiros representantes e seus inimigos - inimigos do desenvolvimento, da habitação, da cultura e da liberdade de imprensa. Que os pára-quedistas, ao caírem do céu, não mais encontrem tudo o que procuram.
ELEITOS PARA DEPUTADO FEDERAL EM 2006:
HUMBERTO SOUTO PPS, com 26.214 votos
Naturalidade: Montes Claros
FERNANDO DINIZ PMDB, com 14.606 votos
Naturalidade: Belo Horizonte
SARAIVA FELIPE PMDB, com 4.751 votos
Naturalidade: Belo Horizonte