Na primeira semana de agosto, a Divisão de odontologia da secretaria municipal de Saúde pretende capacitar 26 profissionais que, depois, serão distribuídos em dez equipes do PSF - Programa de saúde da família.
O objetivo é disponibilizar à população, já a partir do segundo semestre do ano de 2005, profissionais dentistas, técnicos em higiene dental e auxiliares de consultório odontológico, ampliando o elenco de procedimentos oferecidos pelo PSF nas zonas urbana e rural. O treinamento terá duração de dois dias, com carga didático-pedagógica de 16 horas/aulas.
A coordenadora do curso, Renata Francine Rodrigues de Oliveira, da Divisão de odontologia da secretaria municipal de Saúde informa que o conteúdo programático será em torno de temas como Diretrizes da saúde bucal no programa de saúde da família, o perfil do profissional nas equipes de PSF, ações odontológicas que contemplam o programa de saúde da família, educação permanente para formar facilitadores das ações educativo-preventivas e a prática de vigilância de saúde para prevenção, promoção e atendimento curativo.
A expectativa é de que, após a capacitação, as equipes atendam gratuitamente mais de 60 mil montes-clarenses com procedimentos odontológicos disponíveis, beneficiando todas as faixas etárias. As dez equipes odontológicas são as primeiras a integrar o PSF, mas já há aprovação, pelo ministério da Saúde, de outras 49 para Montes Claros, onde operam atualmente 33 equipes.