Logotipo O Norte
Sexta-Feira,20 de Setembro

Amizade de infância

Jornal O Norte
26/08/2005 às 16:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50




Cândida Arcanjo

 

Amizade é o sentimento mais precioso do mundo: não se compra , não se  pede, se conquista. Todo indivíduo tenta aproximar-se do outro de forma simples, afetuosa e, por conseqüência, gradativamente. Qualquer um pode estar ao seu lado no momento em que está certo, mas um amigo verdadeiro permanece mesmo quando você está errado.




Com o tempo, a admiração e o respeito são conquistados, aprende-se a entender um gesto simples, um olhar. Os amigos compreendem e valorizam os pequenos gestos, a palavra dita na hora certa, o abraço caloroso que destrói aquele dia terrível e, mais importante, sempre lembram as datas mais marcantes da sua vida. É nesse momento que se descobre que tudo na vida é conquistado; nada é dado para nós, a cada instante é preciso lutar por aquele sonho que vai consolidar as metas profissionais e pessoais que estabelecemos como objetivo.




Cada um de nós possui projetos que, até mesmo você leitor, acreditava serem impossíveis de realizar. Não importa o que se faz para sobreviver, mas se somos capazes e possuímos coragem suficiente para encontrar o caminho certo. Não importa a idade que temos, mas sim se arriscaríamos tudo pelos sonhos e pela aventura de conquistar novos horizontes. São os acontecimentos diários que tornam a vida espetacular e nada é conquistado da noite para o dia.  Nada é impossível, basta acreditar na própria capacidade de ver o mundo.

 






O Brasil, nosso pequeno país democrático, vive momentos radicais. CPIs, “mensalão”, discussões e mais discussões econômicas, este ou aquele lado; devemos ou não participar? Na verdade, podemos nos comparar a Hamlet na tentativa de entender e compreender o mundo ao seu redor.  




Cada um dos acusadores (ou melhor, oradores) precisa desesperadamente convencer os outros da verdade absoluta sobre as questões em debate. Mas a verdade não aparece, nem sob tortura. O que cada um demonstra é uma verdadeira elevação do respeito e, até mesmo, uma profunda lealdade entre amigos de infância - que brincam juntos, aprontam travessuras e nunca são pegos. Os oradores realmente conseguem dar sentido à palavra amizade: se você fo,r eu também vou, nunca estará sozinho, sempre existe alguém que necessita de apoio ou de 30 mil reais no banco.




É uma pena que esse sentimento tão bonito esteja prestes a acabar. Com certeza, os amigos oradores não percebem que cada vez mais se enroscam na própria travessura, e é difícil voltar atrás nesse momento. É complicado, e quase impossível, acreditar que, no desejo de encontrar verdadeiros amigos, omitiram a verdade de si mesmos. Não se preocuparam em saber o que sustenta a consciência de cada um e sua lealdade, não esperavam um “desentendimento entre os parceiros”.




Acredito que você leitor está curioso para saber o porquê de tudo isso, não é?




A verdade é que um “grande amigo” queixou–se de um problema que vinha enfrentando há muito tempo - o que, para as outras crianças, pareceu irrelevante. Por esse motivo bobo brigaram entre si e, com espírito de vingança, revelaram e destruíram a própria brincadeira.





Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por