Logotipo O Norte
Sexta-Feira,10 de Janeiro

A importância de se contratar um arquiteto

Jornal O Norte
Publicado em 23/09/2010 às 10:55.Atualizado em 15/11/2021 às 06:39.

Antonio Moura


Professor, mestre, arquiteto urbanista pela UFMG e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho



Quem ainda pensa que ter uma casa projetada por um arquiteto é só para celebridades está muito enganado. Ter ao seu lado um profissional para acompanhar a sua pequena reforma ou planejar desde o início o sonho da casa própria é, com certeza, uma economia para você. A supervisão de um arquiteto ajuda na concepção de um bom espaço e evita o comum faz e refaz da obra.



Mas qual o papel do arquiteto?



O Arquiteto urbanista tem em sua formação uma visão global da obra, conseguindo avaliar tantos as questões que muitos pensam ser responsabilidade do engenheiro e também as questões mais simples, muitas vezes atribuídas ao decorador. Ou seja, o arquiteto urbanista é aquele profissional que agrega as funções necessárias para dar o suporte ao projeto e a obra e foi habilitado para isso legalmente.



Com o acompanhamento do arquiteto o projeto será pensado dentro da realidade do cliente, dimensionando e pensando os espaços de acordo com o usuário. Na obra, ele pode auxiliar na escolha e compras dos materiais, bem como orientar o trabalho dos pedreiros, reduzindo assim o velho costume de construir uma parede e depois derrubar e começar tudo de novo.



Com o avanço da construção civil nos últimos anos e o crescimento econômico, a quantidade de obras pelo país e especificamente em Montes Claros, tem aumentado vertiginosamente. A presença do arquiteto se faz, portanto essencial para que este avanço aconteça de forma planejada beneficiando não só o usuário direto, mas a cidade como um todo.



O número de cursos de Arquitetura e Urbanismo têm aumentado por todo o país e em Montes Claros, as Faculdades Santo Agostinho oferecem o curso. Já se formaram as três primeiras turmas e o curso foi reconhecido com nota de excelência pelo MEC, o que é um grande indicativo da qualidade dos profissionais formados. A infra-estrutura,  a qualidade do corpo docente, do plano político pedagógico e da atuação da coordenação foram itens ressaltados pela comissão de avaliação do MEC.



Assim como em qualquer profissão, na área de Arquitetura e Urbanismo, existem aqueles que se destacam e acabam criando uma grife em torno do seu nome e, que em função disto acabam cobrando preços mais caros pelos projetos, normal e comum em qualquer área de atuação. No entanto, existem profissionais que cobram preços mais acessíveis e, dependendo do projeto, podem atender perfeitamente à demanda.



Hoje, pessoas da classe C ou D que estão construindo a primeira moradia ou reformando podem perfeitamente ter acesso ao profissional gerando inclusive economia no sentido de se evitar desperdícios e retrabalhos.



Projetos de edificações (residências, edifícios residenciais ou comerciais,) execução e gerenciamento de obras, consultoria, design de interiores, móveis e objetos, cuidar de todos os detalhes de decoração como combinar os tecidos de sofás com as cortinas. Alguns realizam todas as etapas.  Outros se dedicam mais à parte interna dos imóveis e são conhecidos pelo nome de Arquitetos de Interiores. Este mercado é disputado também pelos decoradores, no entanto, estes não têm o reconhecimento do Conselho Profissional, o CREA e não estão habilitados para resolver sobre demolições, hidráulica e elétrica, embora alguns o façam pela experiência adquirida. O arquiteto atua ainda no planejamento urbano, projetos de parcelamento do solo, paisagismo, preservação e conservação de patrimônio, projetos de revitalização e restauro. Segundo pesquisas e publicações na área, o mercado está plenamente aquecido:



“Há um mercado aquecido na engenharia e arquitetura, há expansão de empresas e também houve um aumento na procura de registro de profissionais estrangeiros”, afirma Ricardo Veiga, presidente em exercício do Confea. - Revista PINI – julho de 2008



“O aumento do poder de compra da classe média provocou uma corrida pela construção civil e ao aumento da procura pelos serviços de arquitetura e desenvolvimento de projetos voltado à casa própria”.- Revista Casa Construção



Os preços variam bastante, principalmente em função da experiência do profissional e dos trabalhos já desenvolvidos e considerados de bom gosto pelos clientes. Logo, se está pensando em construir ou reformar, procure se informar com amigos e busque a ajuda de um profissional para que as dores de cabeça e a economia sejam a bola da vez na sua empreitada.



Boa sorte!

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por