Felipe Aquino
Teólogo e apresentador dos programas Escola da Fé e Trocando idéias, na TV Canção Nova
Na Carta às famílias, escrita em 1994, o Papa João Paulo II disse que “o ato de educar o filho é o prolongamento do ato de gerar”. O ser humano só pode atingir a sua plenitude se for educado. E essa missão cabe aos pais, principalmente. Trata-se de um direito e uma obrigação. É pela educação que a criança aprende a disciplina. Sem disciplina e educação, ela será como um terreno baldio onde só nasce mato, se acumula sujeira, lixo e bichos venenosos.
Muitas pessoas não conseguem vencer os problemas e vícios pessoais porque não são disciplinadas. Outras tantas não conseguem ser perseverantes em seus bons propósitos porque falta disciplina. Para vencer um vício ou dominar um mau hábito é necessário ter disciplina. É por ela que aprendemos a nos dominar. Vale mais um homem que se domina do que um que conquista uma cidade, diz a Bíblia.
Grandes organizações, como, por exemplo, a Igreja, se apóiam em uma rígida disciplina para ter condições de superar os modismos e as ameaças de enfraquecimento. Nas empresas acontece o mesmo. Mas, em primeiro lugar, é preciso organizar a sua vida. Defina e marque com clareza todas as suas atividades profissionais, religiosas ou de lazer. Deve haver um tempo definido para cada coisa, porque o improviso é a grande causa da perda de tempo e de insucesso. As pessoas mais produtivas são aquelas que se organizam.
Veja: não adianta ter muitos livros se eles não estiverem organizados por assunto, ou em ordem alfabética. Não adianta ter muitos artigos guardados se eles não estiverem classificados e indexados. No meio da bagunça, não se pode achar nada – e a perda de tempo é certa. Então, aprenda a arquivar tudo com capricho. Se você sabe que a sua memória falha, então carregue sempre caneta e papel, anotando tudo o que deve fazer durante o dia.
Há muito projeto fracassado porque falta um bom planejamento, com critérios, organização e método. Sem disciplina, não se consegue fazer um bom planejamento. Muitas obras são construídas repletas de defeitos (e superfaturadas) porque faltou planejamento, disciplina e ordem. Lembre-se: é muito mais fácil, rápido e barato concluir uma obra planejada do que fazer tudo às pressas e depois ter que ficar remendando os erros cometidos.
São Paulo disse aos coríntios: “Os atletas se impõem todo tipo de disciplina. Eles assim procedem para conseguir uma coroa corruptível. Nós o fazemos por um coroa incorruptível”(1Cor 9,25). De fato, nenhum atleta vence uma competição sem disciplina, treinos, regimes, horários rígidos etc. Na vida espiritual, pela qual desejamos ganhar a “coroa incorruptível”, a disciplina é mais necessária ainda. Ninguém cresce na vida espiritual sem disciplina: horário para rezar, meditar, trabalhar etc. Estabeleça para você uma rotina de exercícios espirituais diários e cumpra rigorosamente.
É preciso insistir e persistir no objetivo definido. Não recue e não abandone aquilo que decidiu fazer. Peça a graça de Deus antes de iniciar a atividade e prometa a você mesmo não recuar e não desanimar. Cada vez que você desiste de algo por falta de disciplina, enfraquece a sua vontade. Sem disciplina não se pode chegar à santidade. São Paulo chegou a dizer: “Castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros” (1Cor 9,27).