A graça da vida

Jornal O Norte
Publicado em 14/11/2011 às 18:40.Atualizado em 15/11/2021 às 06:11.

*João Antonio Pagliosa



Está findando mais um sábado.  Para variar, mais um de cor cinza aqui em Curitiba e estou me preparando para encerrar o plantão, na função de corretor imobiliário.



É um trabalho agradável e o mercado está bem aquecido, entretanto nos intervalos de atendimentos temos muito tempo para planejar ações e refletir sobre tudo que ocorre a nosso redor. 



Na agitação da cidade, o tráfego às vezes caótico em alguns pontos (quer o que, com média de 600 veículos a mais por semana, só na grande Ctba), o corre corre de veículos e pessoas  e as situações inusitadas que frequentemente presenciamos, nunca tiram o meu foco.  Tudo a volta é irrelevante porque o meu foco são as pessoas.



A elas quero dar atenção, ou através de um aceno, ou um aperto de mão, ou uma palavra amiga, um sorriso, ou um menear de cabeça.



E faço isso porque percebo a carência de amor e doação, pois lamentavelmente quase ninguém tem tempo para os outros.  É muito triste e urge mudar para benefício geral.



Alguns dias atrás passei por duas adolescentes que sentadas na calçada, conversavam baixinho e entre carinhos notei que estavam muito emocionadas e quase a ponto de chorar.  Passei por elas e meu filho de cinco anos me acompanhava.  Então subitamente algo me fez voltar e abordei aquelas jovens, dizendo: Se alguma coisa deu errado na vida de vocês, qualquer coisa, NUNCA se desesperem.  Tenham calma e confiem em JESUS e enfrentem o problema que está diante de vocês.  Não se acovardem, não temam nada em tempo algum, porque DEUS ama TODAS as suas criaturas e NUNCA irá abandoná-las.



Então, uma das jovens começou a soluçar e irrompendo em lágrimas abraçou fortemente sua amiga.  Afaguei sua cabeça e não perdi a oportunidade de abençoá-la e segui meu caminho sob o olhar atento e meio estupefato de meu filho que me fitava amorosa e sapecamente.



Frequentemente nos deparamos com cenas onde nosso semelhante está clamando por ajuda e o que ele mais precisa é calor humano, um pouquinho de atenção e a oportunidade de ser ouvido e de se expressar.  Ele anseia por um minuto de seu precioso tempo.



Assim, quando ousamos sair de nossa zona de conforto e nos atrevemos a auxiliar nosso semelhante a levantar-se e encarar a situação com que se defronta, descobrimos a graça da vida.



O sentimento de satisfação que nos envolve, a alegria que se apossa de nós quando sentimos amor pelo nosso semelhante, é algo definitivamente DI  VI  NO.



Nada sobrepuja isso porque estamos obedecendo ao judeu nosso irmão mais velho que nos ensinou que devemos amar a DEUS sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.



Não permita, portanto que os seus negócios por mais fabulosos que sejam, as suas atividades profissionais por mais importantes que sejam, sobrepujam a meditação e a reflexão sobre o significado real da vida.



Amigo, faça isso no seu cotidiano.  Abra-se para o mundo e principalmente para as pessoas, fazendo tudo de coração e viva melhor, física e espiritualmente.



Sempre e de forma definitiva.


                                                            


Eng, Agrônomo 


joaoantoniopagliosa@gmail.com

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por