Logotipo O Norte
Domingo,15 de Setembro

A felicidade e felicidades, por Ajax Amaral Tolentino

Jornal O Norte
11/01/2007 às 10:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:55

A felicidade é um estado de contentamento com tudo, com todos, podendo ser também um entendimento a dois ou individual, conosco. É a alegria que nos envolve, tornando todas as coisas fascinantes, principalmente o sentimento de aceitação absoluta de nós, de tudo e de todos. Ela nos leva a reverenciar todas as coisas que existem, a partir de Deus passando por nós, por outros e chegando até o mais ínfimo objeto. Ficando tudo agradável e harmonioso aos nossos sentidos.





Ela é algo sublime que quase sempre vislumbramos no semblante das crianças. Quando elas começam a descobrir o mundo, por terem ainda seus conhecimentos e obrigações limitadas. É percebido isto quando observamos as crianças, e ai entrevemos estampada em suas faces, a cada passo dado por elas, a alegria. Ao aprenderem a tabuada, ao decorarem o alfabeto, e ao lerem ou escreverem uma palavra, as crianças são envolvidas pelo contentamento, pois conseguiram atingir mais um intento, uma vitória nas suas vidas.





O que não acontece com os adultos ao efetuarem uma resolução e com ela atingirem uma meta, não há glória pelo concluído, e sim cansaço pelo esforço feito para atingir esse marco.





Fica demonstrado que os ingredientes para ter a satisfação, dos adultos, é muito diferente dos da criança. Pois o contentamento para os adultos passa pelo entendimento que a ventura existirá se não houver deveres a cumprir, o que é uma utopia. Pois não há um adulto normal que não tenha obrigações a realizar. Com encargos a efetuarem, os adultos ficam possuídos pela infelicidade, mesmo quando a cada resolução vão satisfazendo os intentos. Pois são atacados por um forte cansaço.





O certo seria fazer como as crianças ensinam: a cada intento alcançado, ao atingi-lo, deve ser comemorado pelo adulto, transformado em troféu, para ser envolvido pela satisfação. Desta maneira, o contentamento estaria ao lado do adulto, como sempre está ao lado da criança. E assim os adultos conseguiriam atingir momentos de felicidade, para fazerem como a criança, esboçar um sorriso que dizem ser de inocência, mas acredito ser de sabedoria e contentamento.





Só agindo assim, como as crianças, os adultos terão a ventura, pois a felicidade, como dizem, está dentro de nós, e as crianças nos apontam o caminho para alcançá-la.





Há ainda o plural de felicidade e, segundo Aurélio, o plural de felicidade é: felicidades, que significam votos de bom êxito e de sucesso.





È o que desejo a todos em 2007.

Ajax Amaral Tolentino é advogado


Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por