Ajax Tolentino
Escritor e advogado
A caridade é o sentimento no qual está o afeto que mede a inclinação por alguém, em seu estado emocional de simpatia, angústia, tristeza, desgosto, mágoa e outros.
Ela é o maior sentimento existente no vocabulário cristão, a força que move a vontade e a busca efetiva para o bem de outrem, e assim aproximarmos com o amor que nos é presenteado por Deus. É uma virtude com a qual as pessoas procuram fazer o bem, sem preocupar com quem. É tentar amar o próximo mais do que a si. O verdadeiro sentido da palavra caridade é a benevolência com o próximo, sem se preocupar com as suas imperfeições.
A filantropia feita com amor é a caridade feita em atendimento ao pedido de Jesus. Amai-vos uns aos outros como irmãos. A caridade não se resume em dar uma esmola, mas principalmente em dar amor para os necessitados, estando também incluída aí a ajuda financeira, se necessário, para diminuir a distância entre os menos favorecidos.
Jesus fez da caridade um mandamento novo, transformando-a em vínculo da perfeição e amor. Allan Kardec elaborou na sua codificação do espiritismo, o principio doutrinário de que fora da caridade não há salvação. O budismo fala que caridade com altruísmo leva à iluminação.
Deste modo, com certeza, tem que haver o altruísmo, palavra próxima da solidariedade, criada pelo francês Augusto Comte para caracterizar a dedicação dos seres humanos a outros, sem necessidade das intervenções sobrenaturais ou divinas.
Assim, a filantropia é um sentimento com ação altruísta, aceito como princípio básico religioso por todos os teólogos que têm por objetivo levar o amor, a benevolência, a compaixão e até esmola para os necessitados.
Ágape é um termo grego, usado para um amor especial, desde os tempos do filósofo Platão, e pelos cristãos. Foi introduzido na Bíblia com o uso específico de significar o amor divino. Na mitologia grega, ele é um dos títulos dados à deusa Ísis, para significar ser ela amada pelos deuses.
Caridade é uma palavra que anda sempre ao lado do amor, unidos pelos mesmos sentimentos de fraternidade. Assim fica difícil saber onde uma ou a outra começa, vez que a caridade não pode existir sem o amor. Pode-se ser caridoso mesmo com aqueles que não necessitam de bens matérias, dando-lhes a caridade do amor, ou de uma prece. Deste modo, ela pode ser feita a todos os nossos semelhantes, sejam eles inferiores, iguais ou superiores.