Biodiesel de MOC

Preto no Branco / 18/11/2021 - 00h59

Havia a expectativa, ainda este ano, da venda da Usina da Petrobras Biocombustível de Montes Claros e Candeias (PBio), mas o Ministério Público Federal deu parecer no sentido de que seja suspenso o processo de privatização até que a empresa apresente estudos de impactos socioeconômicos, trabalhistas e previdenciários sobre a eventual alienação da subsidiária. O parecer defende também a convocação de audiência pública sobre a venda. Vale lembrar que a usina de Montes Claros foi criada com o pretexto de que atenderia os pequenos produtores do Norte de Minas, que forneceriam as oleaginosas para manter a fábrica. Acontece que todos os insumos vêm de outra região. Aliás, o tempo dirá os motivos da implantação da usina na cidade.

Socorro para o Mercado
O amigo e leitor Ramon Guimarães, analisando a nota da coluna, manifestou que é favorável a uma reforma no Mercado Central, inclusive com mudança em sua fachada e que fosse entregue aos lojistas. Sugeriu que o restaurante se tornasse a parte administrativa. Lembrou da desorganização do mercado com banheiros sujos, bancas precisando de melhoras, falta de incentivo ao turismo e outros pontos que precisam ser revistos.
 
Piloto automático
Estamos assistindo pré-candidatos a deputado estadual e federal, que pleiteiam o cargo pela primeira vez, permitindo que o projeto fique à deriva. Simplesmente “ligaram o piloto automático”. Tenho insistido em alertar os pretendentes que qualquer campanha merece um planejamento, mesmo que seja mínimo. Acha que a simples abordagem ao eleitor é garantia de sucesso. Aliás, no meio destes pretendentes tem pessoas acreditando que, por ser integrar à sociedade regional, é garantia de êxito.
 
Carapuça
A falta de humildade em buscar informações em relação ao processo político e eleitoral tem levado pré-candidaturas a encolherem antes mesmo do início do processo. Tem gente acreditando que o simples fato de ter conquistado a direção de uma agremiação é suficiente para alcançar voos.
 
Visibilidade eleitoral
Temos o hábito de acompanhar a movimentação daqueles que colocam o nome no processo eleitoral. Com isso, de agora até a eleição, em novembro de 2022, estaremos analisando e comentando a situação dos principais nomes do Norte de Minas na disputa. Agora, por exemplo, entre os novatos, só estamos conseguindo enxergar a movimentação do pré-candidato a deputado federal Rodrigo Cadeirante (Rede) e dos candidatos a estadual Oscar Lisandro (PDT), Ariadna Muniz (PRB) e Claudim da Prefeitura (Cidadania).
 
Artesãos
Os artesãos de Montes Claros comemoraram a decisão da prefeitura de liberar a venda de seus produtos nas feirinhas. Até a semana passada o artesanato era sinônimo de Covid.

Publicidade
Publicidade
Comentários