Princípios financeiros

Espaço do Empreendedor / 23/09/2020 - 00h02

Ter uma gestão financeira eficiente é um dos grandes desafios para a maioria dos empreendedores brasileiros. Para que a gestão funcione, é preciso ter controle total dos números. Abaixo, cinco dicas importantes, que podem contribuir para melhorar o desempenho de uma empresa:

- Separe o dinheiro para as despesas pessoais do destinado à empresa. Este é um dos princípios mais importantes e, ao mesmo tempo, muito simples de implementar. Se a empresa possui sócios, é necessário que cada um estabeleça seu pró-labore, ou seja, o salário que vai receber pelas atividades que desempenha no negócio. Não confunda com o lucro – se você não desempenha atividade na empresa, não tem direito ao pró-labore, mas tem direito ao percentual dos lucros, de acordo com sua participação no negócio. 

- Vender muito é diferente de vender bem. O empreendedor deve aprender que não basta vender, é preciso vender bem. E vender bem significa vender aquilo que se tem no estoque. Quantos produtos alternativos às necessidades dos clientes ficam parados no estoque? Quantas compras são feitas sem que a necessidade do cliente seja prevista? Avalie a sazonalidade, fique de olho em datas comemorativas, entenda o que o seu cliente quer e só assim compre. Treine também sua equipe para vender aquilo que há no estoque e seja sempre criativo.

- Conheça os custos da sua operação. Quanto custa a operação da sua empresa? Qual o valor médio mensal gasto para a subsistência do seu negócio? A partir disso, tente reduzir ao máximo tudo aquilo que for desperdício ou supérfluo. Mas não se esqueça: também é preciso pensar em formas estratégicas de vender mais, porque, se ficar focado somente em reduzir custos, você se esquecerá de entregar valor ao seu cliente.

- Ter uma reserva financeira é fundamental para todos as pessoas, mas também para os negócios. É preciso manter em caixa um valor equivalente a pelo menos 3 a 6 meses de gastos fixos do seu negócio. Ter essa reserva é importante para os momentos de imprevistos e até mesmo para oportunidades.

- Faça previsões para baixo. As coisas sempre podem dar errado. É normal o empreendedor ser otimista com suas vendas e lucros. Porém, é preciso ter cautela. Quando for fazer previsões de vendas, sempre tente ser pessimista. Dessa forma, caso algo não saia da forma como planejou, você estará mais preparado.

 

Publicidade
Publicidade
Comentários