Como aumentar a produtividade do seu negócio em 2021

Espaço do Empreendedor / 27/01/2021 - 00h01

O ano de 2021 é de grande expectativa para as empresas, principalmente depois de um período turbulento para a maioria dos negócios, como foi 2020. 

Por outro lado, momentos difíceis também trazem aprendizado. O principal deles é a importância de ser mais produtivo, ou seja, ser mais eficiente em suas operações. Uma empresa mais produtiva é competitiva no mercado, pois consegue entregar mais utilizando menos recursos. Para isso, é fundamental inovar. 

Inovação foi a principal saída para empresas consideradas não essenciais, que tiveram que fechar as portas por um período durante a pandemia. Muitas delas passaram a usar a criatividade e se reinventaram para sobreviver. Algumas precisaram, inclusive, mudar seu modelo de negócio para se adaptarem à nova realidade.

Diante do exposto, como fazer para tornar os negócios mais produtivos em 2021? 
 
Faça um planejamento anual
Já parou para definir suas metas para este ano? Se ainda não, o momento é de sentar com sua equipe, avaliar como foi 2020 e pensar no que quer para 2021. Defina o que pretende alcançar em termos de faturamento e quanto pretende investir neste ano e crie metas concretas para que todos saibam o que é necessário fazer. Não se esqueça de acompanhar essas metas depois de definidas.
 
Adote a transformação digital
Utilize a tecnologia para melhorar seu desempenho. Busque um sistema informatizado de gestão e se relacione melhor com seu cliente por meio das redes sociais. Verifique a possibilidade de criar um site para o seu negócio. 
 
Delegue tarefas
É comum o empreendedor assumir todas as responsabilidades do negócio. Porém, as tarefas operacionais tomam muito tempo, o que pode comprometer a disposição para pensar estrategicamente. Caso não tenha um profissional qualificado para as atividades operacionais, considere contratar alguém que possa responsabilizar-se por elas e melhorar os resultados.
 
Tenha foco!
Não adianta querer mudar tudo de uma só vez. Defina o que é prioritário e crie um plano de ação para atingir essa meta.

O Sebrae pode te ajudar!
O Sebrae tem um projeto que une inovação e produtividade e é totalmente gratuito: o ALI – Agente Local de Inovação. Em 2021, uma das metas da instituição é ajudar os pequenos negócios a serem mais produtivos. Empresas do comércio, serviços e indústria serão selecionadas para participar do programa. Um agente treinado irá acompanhá-las durante quatro meses e propor ideias inovadoras para tornar os negócios mais produtivos. Informe-se!

 

Publicidade
Publicidade
Comentários