Sem barulho, sem futuro

Coluna Esplanada / 05/01/2022 - 00h01

O PRTB vive uma autofagia a cada dia pior para decidir que caminho trilhar em 2022. Irmão do falecido fundador Levy, Júlio Fidélix conseguiu reunir a maioria dos delegados e fundadores para destituir a presidente do partido, a viúva Aldineia Fidélix, que tem a companhia de casal de filhos na Executiva Nacional. O grupo de oposição tem novos nomes para o comando. Não há certeza de que, a se confirmar em Ata e no TSE, o eterno nanico andará de mãos dadas com o presidente Jair Bolsonaro e com o vice-presidente Hamilton Mourão – por ora filiado, mas com um pé na porta de saída.

Atrás do teclado
O ator petista José de Abreu continua a briga virtual com o presidente Bolsonaro, via Twitter. Na segunda-feira exagerou, desejou a sua morte. E nem anda mais na rua, quando no Rio.
 
EUA & AL
Lula da Silva prepara viagem para os Estados Unidos. E dará uma pausa na agenda entre 10 e 12 de março para prestigiar a posse de Gabriel Boric no Chile, dia 11.
 
Para ricos
Paulo Guedes, chefão da Economia (para os banqueiros), segue a meta de pagar dividendos aos acionistas da Petrobras. Não move um dedo contra a alta tarifa de gás.
 
Nova roupagem...
Se a Operação Lava Jato não teve efeito judicial num país contraditório – onde se rouba com provas e ninguém vai preso –, um efeito de curto prazo aconteceu na imagem de partidos (uns desfilaram nas celas, outros não). Pelo menos dez legendas trocaram de nome nos últimos três anos, e outras duas estão em tratativas.
 
...velhos conhecidos
O PTN virou o Podemos; Avante já foi PTdoB, o PEN passou a ser chamado de Patriota. O famoso PMDB voltou a ser MDB. Caso do PL, ex-Partido da República. O PP e PRB se alongaram em Progressistas e Republicanos, mais bonito de falar; PSDC, do Eymal, virou apenas DC.
 
E mais...
PPS tornou-se Cidadania, e o PTC, Agir 36. Brasil 35 é o novo Partido da Mulher Brasileira – que já teve apenas um deputado filiado. O PRTB tem tratativas para virar Aliança 28, e o DEM e PSL se fundiram, criando o União Brasil, o maior partido em número de deputados e senadores do Congresso Nacional.
 
Em ação
Muitos ainda se perguntam se a ajuda humanitária entre estados resolve algo, por ser território desconhecido de quem chega em missão. Eis prova da eficiência. Bombeiros do DF cedidos para a Bahia salvaram um homem numa enchente em risco de morte.
 
Ação verde
A greentech Radix Investimentos Florestais, que planta árvores na Amazônia Legal em sistemas de cotas, abriu a oitava rodada de crowdfunding de títulos verdes, a partir de R$ 690, que têm retorno financeiro estimado entre 12% a 16% ao ano. A cada oferta pública, 5% vão para um fundo socioambiental.
 
Povo nem aí
A despeito de tanto Fla x Flu nas redes sociais e bares sobre políticos, 57% dos brasileiros consideram o tema “política” pouco importante. É o que revela pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a Fundação Tide Setúbal.
 
Esplanadeira
# OMS reconhece Síndrome de Burnout como doença ocupacional.
 
# Novos embaixadores do Rio de Janeiro tomam posse dia 15, em cerimônia virtual da Fundação Cesgranrio.
 
# Fernanda Possa Gastronomia organizou mais de 50 buffets de Réveillon em Salvador, Arraial D’Ajuda e Trancoso, entre eles para famílias de Luciano Huck e Bel Marques.
 

Publicidade
Publicidade
Comentários