Devassa

Coluna Esplanada / 30/09/2021 - 00h37

A CPI da Pandemia pediu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), vinculado ao Banco Central, relatório com as movimentações financeiras de Danilo Trento, diretor institucional da Precisa Medicamentos. Conforme pedido assinado pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), enviado na sexta-feira, a CPI quer ter acesso às transações no período de 1/1/2018 a 5/7/2021. O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), também pediu a operadoras de telefonia a quebra dos sigilos telefônico de Trento, desde 2018, “incluindo-se o registro e a duração das ligações telefônicas originais e recebidas (remetente e destinatário)”. O Coaf tem até esta sexta-feira para enviar as informações à CPI.

Turma de Vegas
A CPI quer fechar o cerco a Trento, que admitiu ter viajado a Las Vegas, mas sem citar datas e companhias – onde passaram por lá os senadores Flávio Bolsonaro e Irajá Abreu.
 
Plano A
Luciano Hang não pediu um habeas corpus para depor ontem na CPI da Pandemia. Provocador, ele sonha em sair preso e herói, para delírio dos bolsonaristas.
 
Vem coisa grande
A Polícia Federal envia agentes para o Paraguai desde sexta-feira para uma operação em parceria com a Polícia Nacional de combate a narcotráfico e lavagem de dinheiro.
 
Tem fogo no mato
O Comandante do Oeste do Exército em Campo Grande (MS), general Fernando Santana, reuniu-se na terça-feira por horas a sós com o embaixador do Brasil na Bolívia.
 
Jair x PCdoB
O TRE do Maranhão deu ganho de causa ao presidente Jair Bolsonaro, em decisão unânime, numa ação movida pelo diretório do PCdoB por suposta propaganda eleitoral antecipada. A ação foi impetrada depois de agenda em Açailândia (MA), em 21 de maio, quando, no seu linguajar conhecido, Bolsonaro atacou o governador Flávio Dino (então no PCdoB), dizendo que o Maranhão precisava “se libertar dessa praga”. 
 
Jogo político
No relatório do procurador Eleitoral Hilton Melo, ao qual a Coluna teve acesso, ele contextualiza o cenário nacional indicando o episódio ser do jogo político: “tanto o elogio quanto a crítica fazem parte da dialética democrática”.
 
Xingar vale?
A decisão do TRE abre um precedente nada ortodoxo dentro do que se espera de respeito mútuo entre candidatos nas futuras campanhas: dá a entender que xingamentos serão aceitos e tratados como cena normal na disputa eleitoral.
 
Euforia, por ora
Lula da Silva e o PT abriram consulta interna com dirigentes e militantes para definir o slogan da campanha de 2022. “Rumo Certo” surge como um dos temas.
 
Calma na alma
Radicado nos EUA, Sérgio Moro passou pelo Brasil, ouviu mundos coloridos do Podemos para disputar a Presidência mas, cauteloso, pediu pesquisas com seu nome.
 
Concurso da PF
A Federação Nacional de Delegados da PF pediu ao Ministério da Justiça alterações no edital do concurso cuja primeira fase se encerra mês que vem. Querem que o MJ mantenha o cadastro de reserva, além do dobro das vagas oferecidas, a fim de futuras convocações e, desta forma, evitar novos gastos com mais concursos.
 
Brasil na OMT
Os vilarejos de São Bartolomeu, em Ouro Preto (MG); Alberto Moreira, em Barretos (SP); e a Vila do Enxaimel, de Pomerode (SC), são os representantes do Brasil selecionados pelo Ministério do Turismo para disputar o selo Best Tourism Villages, o prêmio de excelência de destinos concedido pela Organização Mundial do Turismo.
 
Esplanadeira
# Associação Santos Inocentes inaugura, dia 2, seu sistema de energia fotovoltaico em Brasília.
# Deputado Distrital José Gomes toma posse como presidente Regional do PTB-DF, e Paulo Fernando Melo como vice.
 

Publicidade
Publicidade
Comentários