A XIX Festa Nacional do Pequi, realizada entre sexta-feira, 27, e domingo, 29, superou as expectativas e atraiu, em média, 15 mil pessoas por noite, totalizando cerca de 45 mil participantes. A promoção foi da prefeitura de Montes Claros, por meio da secretaria municipal de Cultura, e serviu para divulgar a fruta símbolo do cerrado e, ainda, proporcionar diversão e entretenimento aos montes-clarenses, norte-mineiros e visitantes de todo o estado e país, numa programação descentralizada e diversificada. As atividades foram na praça em frente ao terminal rodoviário de Montes Claros, no Mercado Central e Centro Cultural Hermes de Paula.
(FÁBIO MARÇAL)
A festa teve uma extensa programação. Houve o 2º Encontro de Violeiros, Roda de Viola e 1ª Mostra de Viola Caipira Instrumental, lançamentos de livros e exposição com o tema “o meio-ambiente na arte das cores e traços”, dos artistas plásticos, Noélio de Oliveira e Doramar Domingues Junqueira. Outro destaque foi a apresentação do espetáculo “Till, a saga de um herói torto”, pelo Grupo Galpão, na Praça da Matriz.
O secretário municipal de Cultura, Ildeu Braúna, destacou o sucesso alcançado pela Festa, tanto no que diz respeito ao público e, também, pela inovação em realizar as atividades em locais diferentes aos anteriores. Segundo o secretário, as atividades mostraram que a Festa Nacional do Pequi, já tradicional em Montes Claros, serviu, ainda, para divulgar o município em todo o Brasil e, ao garantir a presença de grande número de pessoas, criou novo entusiasmo aos organizadores para, a partir do próximo ano, fazer com que o evento alcançe ainda maiores e melhores resultados. (Fonte: Ascom)