4ª Corrida e Caminhada da instituição terá a participação de acadêmicos da Funorte
O evento não será apenas para os alunos da Fundação, esclarece diretora (Divulgação)
Acontece neste sábado (2), a 4ª Corrida e Caminhada da escola Vovó Clarice em Montes Claros. O evento é realizado pela entidade filantrópica Fundação Clarice Albuquerque e é voltado para Pessoas com Deficiência (PcDs). A largada será realizada nas dependências da instituição, localizada no bairro de Lourdes; e as inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 7h30 da manhã.
A diretora, Luciana Brant Albuquerque, informa que o evento será realizado em um trajeto limitado, porém, empolgante. “A largada será na fundação, depois se faz o contorno do quarteirão e retorna para onde se partiu”, explica. “Mas é intenso, cheio de emoções”, diz animada.
Para assegura o sucesso do evento, o professor de educação física, Walter Luiz de Moura, estará no local dando suporte as equipes dos acadêmicos do curso de educação física da Funorte e Unimontes, que irão fazer os balizamentos, ajudar na premiação, a condução das crianças durante todo o percurso — “além de fazerem todas as atividades de recreação com as crianças lá”, explica o professor. “Vamos fazer também a seriação dos resultados e tempos das crianças e outros participantes”, esclarece.
Ainda conforme Moura, participar de um evento desse significa motivar a prática da atividade física para todas as pessoas. “Em especial as pessoas da Vovó Clarice, da APAE e Capelo Gaivota que, possivelmente, estarão no evento. A ideia é apresentá-las para a sociedade e, além disso, também, introduzi-las, incluí-las na sociedade. Considerando que elas possuem potenciais, e esse potencial só será possível ser apresentado e desenvolvido se elas tiverem oportunidades, como esse tipo de evento, que faz com que essas pessoas de alguma forma possam mostrar o seu empoderamento durante essas atividades esportivas, principalmente”, completa.
Quem se sente empoderada é a ex-aluna da escola Vovó Clarice, Marcilene Froes Gonçalves, que participa do evento desde o início. “Participar de uma corrida como essa é uma maravilha, fui em todas. Tanto que peguei o gosto pelas corridas de rua e hoje participo de todas que acontecem na cidade”, conta. “Meu filho, que também é especial, participa, mas caminhando. Mesmo assim, tanto eu quanto ele, temos várias medalhas e troféus em casa. Uma beleza ver que a gente consegue participar e vencer”, diz orgulhosa.
O evento não será somente para os alunos da Fundação, como explica a diretora da escola Vovó Clarice. “É promovida pela fundação, mas teremos também pessoas atendidas pelo serviço especializado em reabilitação de deficiência intelectual e autismo (Serdi), teremos pessoas deficientes visuais, com autismo, com deficiência intelectual, deficiente físico que não necessariamente estudam na Vovó Clarice”.
SERVIÇO
Endereço da Fundação Clarice Albuquerque
Rua Tungstênio, 306 - Lourdes.
Instagram: @vovoclarice